Egresso do campus Salgueiro tem história publicada em coletânea nacional sobre o Proeja

A história de superação e amor ao estudo do técnico em Edificações, egresso do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, Francisco Josimar Pereira, foi uma das selecionadas entre todos os egressos de Institutos Federais para compor a coletânea "Histórias que merecem ser contadas", publicada pelo IF Sul-Rio Grandense em homenagem aos 10 anos do Programa de Educação para Jovens e Adultos (Proeja) da Rede Federal de Educação Tecnológica. O livro foi lançado na última segunda-feira, (18), em Sapucaia do Sul.

Josimar (de azul) fez o curso técnico em Edificações no campus Salgueiro

Com o título "Todo mundo tem um dom", o poema foi escrito sob orientação do professor do campus Salgueiro, Marcos Padilha, e fala sobre a trajetória de vida, as dificuldades para conciliar trabalho e estudo, e a identificação de Josimar com o curso de Edificações, sempre com influência do pai, conhecido mestre de obras da região. Para o técnico, o resultado da seleção foi uma surpresa feliz. "Estou muito contente com o resultado e por saber que outras pessoas poderão ler minha história", afirmou. 

De olho na importância de compartilhar essas trajetórias de vida, o professor Marcos Padilha já tem planos para o material. "Queremos promover algumas rodas de conversa com Josimar e outros egressos do Proeja, com a participação dos novos alunos dessa modalidade, para que eles possam se motivar e inspirar a seguir na carreira", adiantou. 

Coletânea foi lançada no RS, com histórias de alunos de toda a Rede Federal

No livro, o poema precisou ser adaptado e não ficou disponível na íntegra. Porém, é possível conferir o texto completo aqui.