Turmas do Ensino Médio integrado ao Técnico do campus Floresta colaram grau

No dia 11 de janeiro 41 alunos de três turmas do Ensino Médio Integrado ao Técnico do campus Floresta do IF Sertão-PE finalizaram o curso com solenidade de colação de grau realizada na Câmara Municipal de Floresta. Na ocasião 21 alunos concluíram o Técnico em Informática e 20 concluíram o curso Técnico em Agropecuária.

Formandos do curso Técnico em Agropecuária

A cerimônia teve início com a composição da mesa de honra da qual fizeram parte a Diretora Geral Vera Lúcia Augusto Filha; e os docentes padrinhos das turmas Rosângela Brito Lima; Pedro Henrique Lima; Luenda Menezes Sá; Leon Cavalcante Lima e Vera Lúcia Alves.

Na sequência os formandos adentraram ao local da solenidade e a Diretora Geral do campus declarou a abertura da sessão solene. O formando Lucas Monteiro, do curso de ensino médio integrado ao técnico em agropecuária prestou o juramento solene, sendo seguido por seus colegas que prometeram “doar o conhecimento em prol da salvação e pelo bem estar da fauna e da flora, respeitando-as tal qual a vida humana, promovendo o convívio leal e fraterno entre homem e as demais espécies”.

Em ato contínuo o formando Arthur Leite Almeida, do curso de ensino médio integrado ao técnico em informática também prestou o juramento solene junto com seus colegas que prometeram “promover o uso e o desenvolvimento da informática com base na ética e em benefício do cidadão e da sociedade”.

Após os juramentos cada formando recebeu da mesa de honra o certificado de conclusão de curso e tiveram início os discursos dos oradores de cada turma. A formanda Natália de Menezes, da turma matutina do técnico em agropecuária destacou em seu discurso o sentimento de gratidão, principalmente aos familiares e professores, e finalizou o discurso com um desejo para seus colegas “Espero que nunca nos falte esperança, coragem, muito menos ousadia e determinação para enfrentar os desafios que a vida nos proporciona. Que sempre mantenhamos a humildade para pedir ajuda e admitir os nossos erros, bem como o amor para perdoar o dos outros. E como eu sempre disse, amigos para sempre, como sempre fomos!”.

Formandos do curso Técnico em Informática

A formanda Jaqueline Lopes Silva foi a oradora da turma vespertina do curso técnico em agropecuária, em seu discurso emocionou os presentes relembrando momentos vivenciados pela turma. A formanda Maria Eduarda Souza, do curso técnico em informática, falou no discurso sobre a importância dos momentos vividos em conjunto pela turma e dos conhecimentos adquiridos, que ficarão guardados na memória e serão levados por toda a vida. “Desejo que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado”, disse Maria Eduarda.

Os padrinhos e madrinhas de cada uma das turmas também realizaram discursos de incentivos e homenagens aos formandos, seguidos do discurso da Diretora Geral Vera Lúcia Augusto Filha que realizou, também o encerramento da cerimônia.

*Fotos: Robson Leal

Campus Floresta