Projeto do campus Floresta fabrica e doa óculos de realidade virtual para escolas públicas, no município

Na última sexta-feira (29) o campus Floresta do IF Sertão-PE realizou a doação de 20 óculos de realidade virtual, confeccionados com custo mínimo, para duas escolas públicas de Floresta. A ação é fruto de dois projetos de iniciação científica do campus Floresta, sendo um do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio (Pibic) e outro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Óculos de realidade virtual produzidos de papelão, por alunos do IF Sertão-PE, tem o mesmo desempenho de óculos fabricados por empresas de tecnologia

Os alunos bolsistas Daniel Alves, do curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação e Rebecca Barros do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, estiveram no período da manhã na Escola Afonso Ferraz, acompanhados do orientador professor Severino Paiva.

Na ocasião eles apresentaram a um grupo de professores o Projeto Realidade Virtual e Educação, bem como a utilização dos óculos de realidade virtual e os benefícios que podem trazer para o ensino no dia a dia de sala de aula, principalmente por ser uma ferramenta tecnológica que costuma prender a atenção dos alunos. Foi realizada uma apresentação pontuando as formas mais adequadas de uso, e apresentado o site do projeto e o canal de vídeos, no qual os professores podem ter acesso a diversos vídeos e atividades já prontos para ensino de disciplinas como biologia, geografia, matemática, tudo com a imersão proporcionada pela Realidade Virtual.

Alunos bolsistas do campus Floresta apresentaram aos professores da escola Audomar Ferraz as possibilidades de utilização da Realidade Virtual para a educação

O projeto Realidade Virtual e educação tem por objetivo a criação de uma fábrica-escola de realidade virtual para construir e disponibilizar equipamentos de Realidade Virtual, usando materiais reciclados, como plástico e papelão, buscando o avanço da qualidade do ensino na região, além de capacitar professores sobre a realidade virtual como um recurso educacional.

De acordo com o professor Severino Paiva a realidade virtual é uma interface avançada para acessar sistemas de computador que permite ao usuário a visualização, e interação em tempo real em ambientes tridimensionais gerados por computador, e essa grande interatividade ajuda o aluno no processo de aprendizagem, no qual ele aprende um assunto fazendo parte dele “o aluno pode aprender biologia como se estivesse dentro do corpo humano interagindo com os órgãos, pode visualizar de forma mais fácil os objetos geométricos em 3D, ou explorar a geografia de diferentes partes do mundo como se lá estivesse”, exemplificou o professor.

Os professores tiveram a oportunidade de experimentar a realidade virtual e saber mais sobre como utilizar no dia a dia da sala de aula

O bolsista Daniel conta que a realidade virtual alia o som, o 3D e a tecnologia de 360 graus para proporcionar a imersão do usuário. “Também desenvolvemos um aplicativo de celular para simular a tecnologia de 360 graus, para aqueles que não vêm com isso de fábrica, e um aplicativo de realidade aumentada, que assim como a realidade virtual traz elementos do mundo virtual para o mundo real, e tem potencial de causar muito interesse dos alunos no aprendizado e conteúdo ministrado em sala de aula”, afirmou o estudante.

Diretora da escola assinando termo de doação dos 10 óculos de realidade virtual

Para acessar o site do projeto clique aqui

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4