Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Turmas do campus Floresta encerraram as atividades de disciplina com ação solidária

Quatro turmas do Ensino Médio Integrado ao Técnico do campus Floresta do IF Sertão-PE encerraram as aulas de filosofia de 2018 exercitando a solidariedade. Na última segunda-feira (2) as turmas do 4º ano do técnico de agropecuária e de informática, e a turma de 3º ano do técnico em informática, que estavam trabalhando com os temas solidariedade, ética, existencialismo e filosofia do tempo, estiveram no lixão de Floresta para uma atividade de sensibilização filosófica.

 


Alunos realizaram coleta de informações sobre as famílias para organizar kits que atendessem a todos os membros de cada casa

De acordo com o docente da disciplina, Wegino Santos, a atividade consistiu no estudo teórico de filosofias como a Ubuntu, que nutre o conceito de humanidade; de Aristóteles, do homem como ser social; e da colaboração. Segundo o professor os estudantes compreenderam teoricamente que o processo de resistência parte do confronto ao senso comum e de não-conformação em prol do bem coletivo, a partir desses estudos foi proposta a atividade de sensibilização filosófica realizada junto aos moradores da comunidade localizada nas proximidades do lixão.

As turmas arrecadaram alimentos de forma solidária, juntaram ao material arrecadado na Ecogincana 2018, realizada em junho, e dividiram tudo em kits para serem entregues às cerca de 13 famílias que residem na comunidade. Após uma visita para conhecer as famílias, e assim separar o kit apropriado para cada grupo, os estudantes realizadas a ação solidária no local com a distribuição de cestas básicas, roupas e brinquedos; além de participar de um momento de diálogo e atenção para com o próximo.


“A ideia foi sensibilizar os estudantes para a importância da sociedade em que vivem, ver os ambientes existentes dentro da cidade onde moram, repensar a ideia de meio ambiente e moradia, em suma foi uma tentativa de humanização dos alunos para pensar a vida da sociedade florestana”, explicou o professor Wegino.

Após o retorno ao campus Floresta foi realizado um momento de diálogo com os estudantes e reflexão de tudo que foi estudado, visualizado e vivenciado.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005