Wine Day celebra a profissão de Enólogo

No dia 22 de outubro comemora-se o Dia do Enólogo. Nesta terça-feira, o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE celebrou a data com uma programação especial voltada para os futuros enólogos, estudantes do curso de Viticultura e Enologia.

Degustação de produtos elaborados em aulas práticas na Escola do Vinho

O Wine Day teve início pela manhã com o EnoCine, que exibiu o filme “Sideways-Entre umas e outras”. A ideia foi mostrar temáticas ligadas à área a partir de narrativas e perspectivas diferentes. O filme é uma comédia dramática e tem como um dos principais cenários as vinícolas do Vale de Santa Inez, na Califórnia (EUA).

Um brinde aos enólogos!

A tarde começou com um brinde coletivo à profissão de enólogo, reunindo estudantes e servidores, e a degustação de diversos produtos elaborados na Escola do Vinho durante aulas práticas, como suco de uva integral, passas, geleia elaborada com a borra do processamento do suco de uva, vinhos, mistela e jeropiga.

Momento de interação e integração

Em seguida, as Olimpíadas de Baco desafiaram os alunos a cumprirem provas envolvendo enogastronomia, teste sensorial e um quiz com perguntas sobre assuntos da área. Seis equipes participaram da competição, que foi aberta com o Concurso de Harmonização entre entradas e vinhos. Os estudantes apresentaram e explicaram a composição de pratos e a relação com as bebidas escolhidas, destacando as características de cada um.

As Olimpíadas de Baco envolveram provas relacionadas a diversos aspectos da enologia, entre elas a análise sensorial

No final, a equipe “Os Taninos” foi a vencedora. Para um dos integrantes do grupo, Wesley Honorato, o evento foi uma oportunidade de interação e integração entre as turmas. “Foi um momento de confraternização, de celebrar o Dia do Enólogo da melhor maneira”, disse. Para a estudante Karina Santana, o Wine Day proporcionou o aprendizado diferenciado, dinâmico.

"Os Taninos" foram a equipe vencedora

De acordo com a coordenadora do curso de Viticultura e Enologia, Elis Nogueira, o evento cumpriu seu objetivo de celebrar a profissão de enólogo. “Fiquei muito encantada com o envolvimento dos alunos no evento, com a dedicação que cada um teve em executar as atividades da melhor forma possível. Gostaria de aproveitar o momento para agradecer a participação dos alunos do curso de Enologia, à turma do curso de Sommelier, aos professores e servidores do IF Sertão-PE e também à equipe da Escola do Vinho por fazer do Wine Day, um momento de interação muito lindo e gratificante”.

O evento continua nesta quinta-feira (23), às 9h, no auditório do campus, com a palestra “Trajetória Vitivinícola no Vale: desafios e superações”, ministrada pela enóloga Izanete Tedesco.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49