Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Mesa-redonda debate métodos de controle da mosca-das-frutas

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, nesta quarta-feira (22), uma mesa-redonda que teve como tema “Mosca-das-frutas: Situação atual e controle”. Organizado por estudantes de Agronomia, o evento discutiu a importância econômica, formas de identificação, monitoramento e controle da mosca-das-frutas.

 

Mesa-redonda teve como público-alvo estudantes de Agricultura

A atividade faz parte do projeto de Extensão “Mosca-das-frutas em pomares domésticos”, que tem como responsáveis a professora Andréa Nunes e o bolsista Erick Matheus Ferreira. “O objetivo do projeto é levar à população o conhecimento da praga e melhorar a eficiência de sua captura tanto na área urbana quanto na área rural”, explicou Erick.

Métodos de controle das moscas-das-frutas foi um dos assuntos em questão

Durante o evento, foram demonstradas formas de controle de fácil acesso e manutenção, como por exemplo a armadilha feita como garrafa pet. Caso não tenha o devido controle, a mosca-das-frutas pode causar prejuízos, já que perfuram os frutos para depositar seus ovos e suas larvas fazem galerias na polpa, provocando a deformação de frutos, alteração de sabor, amadurecimento precoce e apodrecimento. Na região, são encontradas mais facilmente na manga, seriguela, umbu-cajá, goiba, carambola, acerola e uva. 

Evento foi organizado por estudantes de Agronomia

De acordo com Erick Matheus, além da mesa-redonda, o projeto promoveu também oficinas, em Petrolina e Juazeiro. “Algumas pessoas que participaram das oficinas já fizeram armadilhas e colocaram até em sua planta em casa. Ninguém quer comer fruta com larva”, afirmou. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050