Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Alunos dos cursos superiores do campus Floresta colaram grau em cerimônia realizada na última quarta-feira (27)

Na noite da última quarta-feira (27), onze alunos dos cursos superiores de Gestão da Tecnologia da Informação e da Licenciatura em Química do campus Floresta do IF Sertão-PE participaram da cerimônia de encerramento da rotina de graduandos, a colação de grau. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Floresta e contou com a presença da Reitora da Instituição, Leopoldina Veras Camelo, dos Pró-Reitores de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional; de Diretores Gerais de outros campi da instituição, além de servidores do Campus Floresta, do Presidente da Câmara Municipal Beto Puça, e familiares e amigos dos formandos.

 


Alunos da Licenciatura em Química durante juramento

A Sessão solene teve início com a tradicional entrada dos formandos no local do evento, acompanhados de seus padrinhos e madrinhas. Após a execução do hino nacional brasileiro a formanda Luzanira de Souza Silva prestou o juramento solene em nome da turma da Licenciatura em Química. Na sequência o formando Francimário Almeida realizou o juramento em nome da turma de Gestão da Tecnologia da Informação.

Depois dos juramentos a Reitora Leopoldina Veras realizou a outorga de grau aos formandos. Logo após a oradora da turma de Licenciatura em Química, Karoline Venâncio, subiu ao palco para realizar seu discurso e emocionou muitos dos presentes ao relembrar trajetórias de superação dos colegas, as muitas viagens acadêmicas realizadas, e a emoção que sentiu ao, pela primeira vez, ser chamada de professora durante as atividades do Programa de Iniciação à Docência – PIBID.


Formandos em Gestão da Tecnologia da Informação durante juramento solene

Daniel Alves foi o orador da turma de Gestão da Tecnologia da Informação e iniciou o discurso falando sobre amadurecimento “ao entrar no IF Sertão passamos por um processo de amadurecimento, encontramos não só conhecimento, encontramos exemplos para alcançar a maturidade. Hoje sabemos que o professor transforma vidas, às vezes o sofrimento bateu à porta, até pensamos em desistir, mas aí vem o professor e nos mostra outro fator que nos motivou, que foi a pesquisa. E na pesquisa pudemos desejar encontrar soluções para ajudar as pessoas, e buscamos”. O orador também agradeceu em nome da turma aos pais, amigos, familiares, e todos os que nunca abandonaram cada um dos formandos, “agradeço também ao IF e a cada servidor do Instituto que nos proporcionou chegar até esse momento maravilhoso! Existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis, obrigado!”, encerrou Daniel.

Após os discursos dos oradores cada um dos alunos subiu ao palco para receber o canudo que representa a finalização da graduação, e cumprimentar os membros da mesa. Na sequência a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química, Cíntia Lopes, realizou seu discurso em homenagem aos formados e relembrou a jornada formativa individual dos 8 profissionais, falando sobre as batalhas superadas, amizades, e características de cada um. 



“Nós vivemos o conhecimento, vocês fizeram e farão a diferença, parabéns aos professores que ajudaram a tornar possível essa caminhada, parabéns aos familiares por darem força e apoiarem a trajetória diária dos queridos formandos, em especial aos pais de Vanderlei e Luzanira que hoje tem o prazer de formar dois filhos. Meus amigos formandos, desejo um futuro promissor e muito sucesso, todos vocês mostraram que vencer é possível, basta ter garra, fé determinação e humildade, felicidades, e obrigada por fazerem parte de minha vida”, disse Cíntia durante o discurso.

O professor Elismar Moraes, representando a Coordenação do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, também discursou, e destacou a história e as características de cada um dos três formandos, o jeito irreverente e dedicado de Francimário, o perfil questionador e pesquisador de Daniel, e a superação de Kalyne que mesmo morando fora da cidade terminou a segunda formação no campus Floresta. 

A Diretora Geral do campus Floresta, Vera Lúcia Filha, iniciou o discurso agradecendo ao Vereador Beto Puça pelo apoio da Câmara Municipal para a realização da solenidade. A Diretora elogiou os discursos realizados pelos oradores e destacou histórias que na opinião dela marcaram a solenidade, como a história do formando Cláudio César, aluno antigo do campus, morador da Serra, trabalhador, que superou os empecilhos da distância e paralelo às responsabilidades familiares cumpriu também as necessidades acadêmicas para chegar ao momento da formatura. 


Formandos da Licenciatura em Química acompanhados da reitora, pró-reitor de ensino, Diretora Geral do campus Floresta, pela coordenadora do curso de química e pelo representante da coordenação do curso de GTI

Fugindo do protocolo a Diretora convidou a professora homenageada pela turma de Química, Kelli Cintra Dantas, para proferir algumas palavras aos formandos. “Saúdo a todos que educam, independente da função ou cargo que ocupam, assim, na condição de educadora eternamente aprendiz me dirijo essa turma que lá em 2014 me acolheu quando cheguei nesta cidade, nesta instituição que tanto amo. É para essa turma que falo com imenso prazer e satisfação, pelo tempo que passamos juntos e pelos saberes compartilhados, pelas broncas quando necessárias, pelas lágrimas que inúmeras vezes regaram a minha saudade quando estive longe, porém nunca ausente.   Nós éramos iguais com papéis diferentes naqueles momentos em sala de aula, eu era apenas a parceira mais experiente. Hoje é dia festivo, parabéns a todos e todas que chegaram aqui, quantas lutas, hoje dias de glória! Para não perder o hábito de professora que sou peço licença não uma lição de casa, mas, um pedido; continuem se dedicando, de agora em diante desbravar é preciso, por que o poder agora está com vocês, que é o conhecimento”, disse Kelli Cintra. 

O Presidente da Câmara parabenizou os formandos e familiares e, encerrando a solenidade a Reitora do IF Sertão-PE realizou seu discurso afirmando a sensação de dever cumprido que faz parte de toda colação de grau, destacando cada passo da educação proporcionada por todos os profissionais e setores de uma instituição.


Formandos em Gestão da tecnologia da Informação com a Reitora, Diretora Geral do Campus Floresta e professor Elismar

“Nós, enquanto educadores, seja professores ou técnicos administrativos, servidores efetivos ou terceirizados, trabalhamos em uma sincronia para que vocês possam chegar em um ambiente de educação no qual possam ter o melhor que nós podemos trabalhar e oferecer pra vocês. Sabemos que deixamos lacunas, mas tenham certeza que não foi por falta de esforço, tentativa ou trabalho. Por trás de cada livro adquirido, de cada assistência recebida, cada bolsa do PIBID estão uma série de profissionais que não estão aparecendo nas fotos ou no dia-a-dia de vocês, mas que trabalham arduamente para que tudo isso dê certo. Esse momento de outorga de grau é selar um compromisso com a sociedade, é selar um compromisso que assumimos com o país e agora também é missão de vocês como professores de química e profissionais da tecnologia da informação fazer com que outros pensem como vocês, e acreditem que a educação é o caminho”, disse a reitora em trecho do discuso.

 

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005