Dia do químico foi comemorado com evento acadêmico, experimentos, e arraiá no campus Floresta do IF Sertão-PE

Nos dias 15 e 16 de junho o campus Floresta do IF Sertão-PE comemorou o dia do químico (18 de junho) com a Semana do Químico, evento realizado pelos professores e alunos da Licenciatura em Química. Na manhã do dia 15 foi realizada a mostra de experimentos, evento no qual os alunos da licenciatura em química desenvolveram experimentos para demonstração prática de conceitos, compartilharam a teoria e a prática com alunos do Ensino Médio, e juntos os grupos de alunos de ensino superior e médio apresentaram os resultados aos visitantes e professores da área.

Mostra de experimentos envolveu alunos da licenciatura em química e do Ensino médio

Na sala de experimentos foram exibidos experiências como vulcão, torre de líquidos, dissolução de isopor, serpente do faraó, filtração simples, violeta que desaparece, mancha que desaparece, pedra que pega fogo com água, dentre outras curiosidades, tudo com explicação nas teorias da química.

Concomitante aos experimentos, no laboratório de química foram demonstrados circuitos; enquanto no hall do campus Floresta a química foi o tema de jogos e brincadeiras na Mostra de Química.

Demonstração do professor e aluno egresso do campus Floresta, a arte foi aprendida enquanto ainda era aluno do campus e foi para a China no programa Ciências Sem Fronteiras

Na tarde do dia 15 uma apresentação musical foi uma das atrações da abertura oficial da Semana do Químico no campus Floresta, seguida de uma demonstração de arte marcial com espada chinesa, realizada pelo professor Heberton Silva. A mesa de debate “Formação docente, ludicidade e liderança” também fez parte da abertura oficial do evento e reuniu os professores José Wegino, Daniel César e a aluna egressa e servidora da GRE Floresta, Maria Josineide de Souza, em um diálogo sobre formação do professor, experiências no campo da ludicidade e educação e perspectivas sobre liderança na educação.

A segunda edição do Chá Literário foi promovida pela turma 2016 da licenciatura em química, que usou da criatividade para compartilhar conceitos didáticos e pedagógicos essenciais na vida de um docente

Já no período da noite a segunda edição do Chá Literário reuniu cordel, música, teatro e poesia para discutir e apresentar a didática das competências e o processo de ensino e planejamento escolar sob a ótica dos autores Libâneo e Perrenoud, de forma dinâmica e interessante.

O reglete foi uma das ferramentas da escrita braille apresentada na oficina "Noções básicas de braille"

No sábado, dia 16, a programação teve continuidade com os minicursos: “Noções básicas de Braille”, no qual os participantes foram apresentados a alfabeto braille, instrumentos para escrita e produtos impressos em braile; “informática para químicos” que contou com o ensino de softwares específicos para ensino e aprendizagem da química, e “dificuldades, distúrbios ou transtornos de aprendizagem, qual a diferença?”. A finalização do evento ocorreu com o já tradicional Arriá Qui Alegria, festa junina dos químicos do IF Sertão-PE campus Floresta.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4