O Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE é uma instituição pública federal que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, de acordo com a Lei nº 11.892/2008, sobretudo relativo à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica; e art. 3º do Decreto nº 5.154/2004, que atribui aos cursos de Formação Inicial e Continuada – FICs a possibilidade de oferta segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.

A Educação a Distância – EaD tem-se apresentado como uma política de governo com potencialidades para minimizar os problemas referentes ao acesso à educação. Com isso, o IFSertãoPE, através do Departamento de EaD – DPEAD, busca fortalecer e ampliar as atividades de EaD, bem como, consolidar e expandir cursos em consonância com os arranjos produtivos, culturais e sociais locais, se consolidado em oferecer ensino gratuito e de qualidade na modalidade a distância. Desta forma foram estabelecidos os seguintes emblemas norteadores do DPEAD:

Missão: Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e promover o desenvolvimento humano, econômico, cultural, regional sustentável por meio da integração do ensino, pesquisa e extensão.

Visão: Expandir a atuação institucional da modalidade EaD, sendo reconhecida pela sociedade como agente de transformação social, econômica, cultural e ambiental de excelência.

Valores: Ética, Transparência, Comprometimento, Equidade, Democracia, Respeito.

Nesse sentido, o IFSertãoPE, através do DPEAD deu um passo considerável ao ofertar, em 2014, os seus primeiros cursos técnicos na modalidade EaD, foram: Agente Comunitário de Saúde, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos. No total, foram oferecidas 880 vagas distribuídas entre as unidades acadêmicas que compõem o IFSertãoPE.

Em 2020, foram ofertados os seguintes cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade EAD. Foram: Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Agente de Projetos Sociais, Assistente Administrativo, Auxiliar Pedagógico, Contador de Histórias, Operador de Computador, Organizador de Eventos, Programador Web, Recepcionista, Assistente Administrativo, Auxiliar de Agropecuária, Mestre de Obras, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção, Assistente Financeiro, Sommelier, Agricultor Orgânico e Programador de Sistemas, totalizando 1.633 matrículas e um total de 920 alunos certificados.

Dessa forma, os cursos EaD ofertados pelo IFSertãoPE tem como objetivo fortalecer as atividades ligadas ao desenvolvimento das cadeias produtivas das diferentes Regiões de Desenvolvimento (RD) do estado de Pernambuco, conforme os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Assim, está atento às discussões que ocorrem no cenário estadual, bem como regional e nacional, para que as ofertas de cursos estejam de acordo com as demandas existentes, mais especificamente nas mesorregiões onde possui unidades/Campi, como: na mesorregião Sertão Pernambucano que abrange 41 municípios – com os Campi Salgueiro, Ouricuri e Serra Talhada; mesorregião São Francisco Pernambucano que abrange 15 municípios – com os Campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta e Santa Maria da Boa Vista.

Os cursos ofertados na modalidade EAD do IFSertãoPE, como sua própria característica/natureza, buscam atender as demandas locais principalmente, mas também, pode atingir um público que está nas diversas regiões do país, pois como EAD, pode atender a qualquer cidadão interessado, não havendo impedimento quanto à localização geográfica.

Departamento de Educação a Distância - DPEAD

• dpead@ifsertao-pe.edu.br