O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) é um órgão deliberativo, de assessoramento e acompanhamento das ações no âmbito da educação inclusiva. Encontra-se ligado diretamente à Pró-Reitoria de Ensino e, em cada campus, à Diretoria de Ensino ou setor correlato, de acordo com o organograma de cada campus.

A Coordenação do Napne/Reitoria possui como atribuições:

1. Representar a Coordenação Geral em ocasiões em que se fizer necessário;
2. Acompanhar os trabalhos realizados pelos Napnes dos Campi;
3. Manter os Napnes nos campi atualizados com a legislação e informações sobre políticas inclusivas;
4. Acompanhar as políticas, programas e ações relativas ao acesso, permanência e êxito dos estudantes com necessidades específicas no IF Sertão-PE através do acompanhamento sistêmico aos Napnes;
5. Promover a articulação das políticas inclusivas encaminhadas pelo Ministério da Educação junto aos Campi;
6. Propor atividades de formação para as áreas relativas à inclusão;
7. Promover/ Incentivar/ Propor quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais nos campi;
8.Difundir informações e resultados de estudos sobre a temática, no âmbito interno e externo dos campi, articulando ações de inclusão em consonância com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
9.Propor diretrizes a serem executadas pelos Napnes dos Campi;
10.Mapear necessidades para melhorias em relação à formação dos membros dos Napnes dos Campi;
11.Convocar as reuniões dos campi e coordená-las;

Coordenadora do Napne/Reitoria
Tatiane Lemos Alves

Napne Campus Petrolina

Napne Campus Petrolina Zona Rural

Napne Campus Floresta

Napne Campus Salgueiro

Napne Campus Ouricuri

Napne Campus Serra Talhada

Napne Campus Santa Maria da Boa Vista

Intérpretes de Libras

• Campus Petrolina - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Campus Salgueiro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Formulários

Solicitação do serviço de tradução e interpretação de Libras/Português

Documentos pertinentes

Resolução n.º 33 do Conselho Superior, de 3 de novembro de 2016 - Regimento Interno do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne).

Resolução nº 45 do Conselho Superior, de 11 de outubro de 2022 - Aprova o Regulamento dos Intérpretes de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE.

Instrução Normativa n.º 4, de 28 de setembro de 2020 - Institui o Documento orientador para o atendimento remoto às Pessoas com Necessidades Específicas do IFSertãoPE.

Resolução n.º 10 - Aprova o Regulamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

Capacitações ofertadas

Educação Especial nos Institutos Federais

Oficina sobre Audiodescrição

Palestra sobre Estudantes com Deficiência Intelectual na Educação Profissional e Superior