IFSertãoPE expande área de atuação para novas cidades pernambucanas

A partir de julho de 2022, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) estará presente em 10 novas cidades de Pernambuco – além das 7 que contam com campi do IFSertãoPE. O instituto vai oferecer cursos superiores na modalidade Educação a Distância no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A conquista é fruto de articulação entre a Diretoria de EaD do IFSertãoPE com o Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco (FEPUAB) e as instituições públicas de Ensino Superior do estado – as universidades Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco(UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O IFSertãoPE vai disponibilizar 560 vagas, sendo 210 para o curso de Licenciatura em Matemática, 150 vagas para Especialização Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e 200 vagas para a Especialização Lato Sensu em Formação Superior para a Docência na Educação Básica. Além das 10 cidades que contarão com a presença do IFSertãoPE a partir de julho deste ano, outras três cidades que já contam com campi do instituto também serão beneficiadas com cursos na modalidade EaD dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil.

Os cursos serão ofertados da seguinte maneira: 

    • Licenciatura em Matemática: Afrânio, Cabrobó, Salgueiro, Dormentes, Lagoa Grande, Trindade, Floresta, Ouricuri, Sertânia e Triunfo;

    • Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação: Dormentes, Lagoa Grande, Sertânia, Tabira e Trindade;

    • Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - DocentEPT: Afrânio, Cabrobó, Petrolina, Salgueiro e São José do Egito.

Para o Diretor de Educação a Distância do IFSertãoPE, Eudis Teixeira, os novos cursos são um ganho para a educação e para toda a comunidade das regiões atendidas. “É uma vitória para toda a nossa comunidade, estamos pela primeira vez participando da oferta de vagas paa cursos superiores do sistema UAB e o nosso maior desafio é realizar a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, assim como, dirigentes, gestores e trabalhadores em educação em todos os municípios que fazem parte da nossa área de atuação”, frisou Teixeira.

A proposta do IFSertãoPE foi apresentada no processo do edital nº 09/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a previsão é de que o processo de manutenção dos polos EaD/UAB inicie em julho de 2022 e siga até julho de 2025.