Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto promove instalação de horta medicinal orgânica na Associação Ágape

Os acolhidos da Associação Ágape, comunidade terapêutica de Petrolina voltada para o atendimento a dependentes químicos, receberam, neste sábado (23), a implantação de uma horta medicinal orgânica.

 

Acolhidos participaram da implantação da horta medicinal, ao lado dos estudantes e professores

A ação faz parte do projeto de Extensão, desenvolvido pelo campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, chamado “Hortoterapia: cuidando do corpo e da alma”, que tem como objetivo utilizar o cultivo de plantas medicinais como terapia ocupacional, estimulando a valorização pessoal e o cuidado com a saúde mental e física. 

Ao lado dos estudantes e bolsistas do projeto, Gabriel Anastácio, José Pedro Dias, Ryann Maia e Felipe Carvalho, e dos professores Flávia Cartaxo, Adelmo Santana e Leopoldina Amorim, os acolhidos participaram da implantação da horta, desde o preparo da terra e canteiros, até o plantio das mudas de mais de dez espécies, como menta, hortelã, malvão, falso boldo e alecrim de vaqueiro.

De acordo com um dos educadores sociais do Ágape, Paulo Henrique Oliveira, a atividade proposta pelo IF Sertão-PE agregará muito ao programa de tratamento desenvolvido pela instituição, que trabalha com a “chaterapia”. “O trato com a terra leva a eles o trabalho da paciência, do controle da ansiedade, passam a ter foco. Eles mesmos vão utilizar dos produtos que estão cultivando e nada mais gratificante do que você fazer um trabalho que tem retorno. Esse projeto implantado pelo Instituto Federal nos ajuda a dar a eles sentido para a vida”, afirmou.

Além da implantação da horta, o projeto promoverá oficinas com orientações sobre uso correto das plantas medicinais e elaboração de fitoterápicos. 

A associação Ágape atua em Petrolina desde 1992, sendo uma comunidade terapêutica ligada à Secretaria Nacional das Políticas sobre Drogas. Atualmente trabalha com a capacidade máxima, atendendo 30 acolhidos. Além disso, desenvolve projetos que atuam no eixo do tratamento e prevenção do uso de drogas. 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350