Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Aprendizado para geração de renda: projetos ensinam na prática elaboração de pães e derivados do leite

Ter a oportunidade de aprender um novo ofício e a partir dele poder gerar uma renda extra. Este é o objetivo do projeto de Extensão “Panificação agregadora: produção artesanal de pães e pizzas que geram renda”, que realizou seu último ciclo de atividades na última semana, no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

 

Entre as atividades, participantes aprenderam a fazer pizza

Através do curso, moradores do Residencial Nova Petrolina colocaram, literalmente, a mão na massa e, ao longo de três dias, fizeram pão recheado salgado, pizzas, pão de forma, rosca doce e pão de queijo. “A nossa proposta é capacitar pessoas dessa comunidade, para que elas possam ter uma atividade extra como forma de renda”, afirmou a professora Roberta Mesquita que, ao lado do estudante de Agroindústria, Jackson dos Santos, desenvolvem o projeto.

Pães salgados e doces também foram elaborados durante o curso

O curso envolve ainda aula teórica, com noções de boas práticas. O encerramento das atividades, realizado na quinta-feira (22), apresentou uma mesa repleta, resultado do trabalho realizado. Yanessa Feitosa foi uma das participantes. Para ela, mais do que o aprendizado prático, o curso estimula a aprender ainda mais. “É bom participar, porque abre muitas oportunidades para cada pessoa e também serve para a gente crescer na vida, porque pode dar uma renda mensal para a gente. Penso em ter negócio em panificação, porque gostei muito da área, mas quero estudar”, disse.

Durante encerramento foram degustados os produtos elaborados ao longo das duas capacitações

Juntamente ao encerramento do curso de panificação, foi realizada a culminância do segundo ciclo de atividades do projeto “Atendendo, aprendendo e ensinando com o Nova Petrolina através da produção artesanal de derivados de leite”, orientado pelo professor Marcelo Iran e pela aluna Larissa Rebeca, que oferece capacitação na área de processamento de leite, com a elaboração de produtos como queijos e doces. 

Dona Anunciada ao lado da bolsista Larissa Rebeca: "Uma oportunidade muito boa que eu encontrei"

Dona Anunciada da Silva tem 74 anos, é moradora do Residencial Brasil e foi uma das pessoas a participar da capacitação. “Acho muito bom, muito importante. Ainda não tinha participado de cursos assim e é uma oportunidade muito boa que eu encontrei”, considerou.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350