Projeto laureado na XIII Jince leva informação a produtores rurais pelas ondas do rádio

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE foi um dos destaques da XIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince), realizada este ano em Santa Maria da Boa Vista, durante os dias 19 e 20 de outubro. Quatro trabalhos apresentados por estudantes do campus conquistaram premiação. 

 

Estudante Ariane Costa conquistou o primeiro lugar na categoria Pibex Superior

Um deles* foi o projeto de Extensão “Falando ao produtor – É o IF Sertão levando tecnologias ao campo e à cidade”, desenvolvido pela estudante de Agronomia Ariane Costa e pela professora Ana Rita Leandro, que conquistou o primeiro lugar na categoria Pibex Superior.

O trabalho, que está em execução há seis anos (já teve como nome “Dica Rural” e “Falando ao Produtor”), tem como objetivo levar conhecimento para os produtores e divulgar o IF Sertão-PE em comunidade rurais. 

 Programa Falando ao Produtor vai ao ar todas as quartas-feiras, às 7h30, pela Rádio Grande Rio AM

A partir de questionamentos de produtores rurais, envolvendo as áreas de agricultura, pecuária e agroindústria, Ariane busca professores, técnicos, alunos ou alguém habilitado para responder a dúvida. Tanto a pergunta quanto a resposta são gravados e editados e, posteriormente, divulgados na Rádio Grande Rio AM. O quadro “Falando ao Produtor” vai ao ar todas as quartas-feiras, às 7h30 da manhã.

“O projeto tem como objetivo ter contato com os produtores ou criadores rurais buscando saber quais as dificuldades que eles tinham nas suas produções. Eu ia em localidades procurar a dúvida dos produtores, ia em feiras, eventos, onde houvesse produtor a gente estava”, afirma Ariane.

Somente este ano, 53 programas foram ao ar, aproximando o Instituto Federal da comunidade, através das ondas do rádio. Atualmente, o projeto tem como bolsista a também estudante de Agronomia, Letícia Mirella Alves e Ariane continua atuando como voluntária.

*Nos próximos dias, será publicada uma matéria referente a cada projeto do campus Petrolina Zona Rural laureado na Jince.