Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Estudantes do IF Sertão-PE podem fortalecer a formação prática com os estágios remotos

Celebrado anualmente neste dia 18 de agosto, o Dia do Estagiário se reveste em 2020 de um caráter especial por conta de uma nova realidade que povoa as instituições em meio à necessidade de distanciamento social provocada pela pandemia da Covid-19: o trabalho remoto. Essa modalidade de prestação de serviços, feita à distância, é uma tendência que deve permanecer em diversos segmentos do mundo do trabalho. Para acompanhar esse novo cenário, o IF Sertão-PE incluiu um capítulo referente ao estágio na Instrução Normativa nº 2/2020, que institui o Regulamento de Atividades Remotas e Atividades Acadêmicas.  

Entre as informações reunidas no documento, que teve como base a Portaria nº 544, há a preconização de que as atividades de estágio deverão observar e atender ao Regimento de Estágio do IF Sertão-PE (Resolução nº 12/2015 do Conselho Superior) bem como aos respectivos PPCs. No ensino superior, caberá aos colegiados dos cursos a elaboração de planos de trabalhos (planos de estágio) específicos e apensados ao PPC, conforme formulário disponibilizado nas coordenações de extensão, desde que o curso esteja disciplinado pelo CNE. 

Para regulamentar as aulas e atividades de estágio nos cursos de educação profissional técnica de nível médio nas instituições do sistema federal de ensino, foi publicada, no último dia 3 de agosto, a Portaria nº 617. Em relação às práticas profissionais de estágios e de laboratório, o documenta preconiza que a modalidade remota poderá ocorrer desde que seja aprovada pela instância competente da instituição de ensino; garanta a replicação do ambiente de atividade prática e/ou de trabalho; propicie o desenvolvimento de habilidades e competências esperadas no perfil profissional do técnico; seja passível de avaliação do desempenho do estudante; e observe o disposto na Lei do Estágio.

De acordo com a servidora da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, (Proext), Vânia Dalmás, os discentes do IF Sertão-PE já podem realizar estágio remotamente. “Será uma oportunidade para integralização dos cursos técnicos profissionalizantes e superiores, para se prepararem para o mundo do trabalho, para novas possibilidades e desafios profissionais que serão lançados durante e após a pandemia da Covid-19”, afirmou ela. Em breve, será lançado um documentário com respostas para as principais dúvidas sobre o estágio remoto.

As empresas concedentes que possuem convênios com o IF Sertão-PE e/ou desejem celebrar convênios podem demandar estagiários do Instituto, através das Coordenações de Extensão dos campi ou da Proext, nos e-mails:

Pró-reitoria de Extensão e Cultura: proext@ifsertao-pe.edu.br
Coordenação de Extensão do campus Petrolina: cp.cgex@ifsertao-pe.edu.br
Coordenação de Extensão do campus Petrolina Zona Rural: zilson.marques@ifsertao-pe.edu.br
Coordenação de Extensão do campus Santa Maria da Boa Vista: karisa.barros@ifsertao-pe.edu.br
Coordenação de Extensão do campus Ouricuri: co.cere@ifsertao-pe.edu.br  
Coordenação de Extensão do campus Floresta: barbara.quirino@ifsertao-pe.edu.br
Coordenação de Extensão do campus Serra Talhada: marcelo.george@ifsertao-pe.edu.br
Coordenação de Extensão do campus Salgueiro: adeisa.guimaraes@ifsertao-pe.edu.br

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350