Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Curricularização das atividades de extensão ganha corpo nos cursos superiores do IF Sertão-PE, com lançamento de Minuta na Plataforma Colabore

Com 10% da carga horária dos cursos superiores passando a ser composta por atividades de extensão, estudantes das graduações e licenciaturas do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) passarão a operar um conjunto de ações que, além de contribuir para uma formação sólida, integral e cidadã de suas carreiras, por meio da atuação junto à coletividade, também será mais um instrumento de avaliação a amplificar a escala de aprendizado com vistas a uma formação holística. Dessa forma, com base na Resolução nº 07/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) e nos trabalhos da Comissão Central da Implantação da Curricularização da Extensão no IF Sertão-PE, já está disponível para a contribuição de servidoras/es, via Plataforma Colabore, a Minuta que serve de alicerce para regulamentar a Curricularização da Extensão nos cursos superiores da Instituição.

A Curricularização da Extensão é uma das metas previstas no âmbito do Plano Nacional de Educação para o quadriênio 2017-2020. A Resolução nº 07/2018 do Conselho Nacional de Educação institui as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e define os princípios, os fundamentos e os procedimentos a serem observados no planejamento, na política, na gestão e na avaliação das instituições de educação superior de todos os sistemas de ensino do país. De acordo com sua concepção, diretrizes e princípios, a Extensão na Educação Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os demais setores da sociedade por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

A Comissão que elaborou a Minuta é formada por servidoras/es da Extensão e do Ensino, da Reitoria e de todos os campi da Instituição, e foi presidida pelo pró-reitor de Extensão e Cultura do IF Sertãp-PE, Vitor Lorenzo. A Resolução nº 07/2020 do CNE/MEC caracteriza ainda as atividades extensionistas nos projetos políticos pedagógicos dos cursos superiores, que se inserem nas seguintes modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.

Servidoras/es podem acessar AQUI a Plataforma Colabore para contribuir com a formulação do Regulamento da Curricularização da Extensão nos cursos superiores do IF Sertão-PE.

 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350