Aberto oficialmente o I Festival de Arte e Cultura do IF Sertão-PE

As cortinas de um palco virtual se abriram pela primeira vez na manhã desta quarta-feira, 2 de setembro, para o evento que acaba de entrar para a história do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e que tem tudo para entrar também para o calendário anual de eventos da Instituição. O I Festival de Arte e Cultura do IF Sertão-PE surge justamente no momento em que as sociedades do mundo inteiro vivenciam um processo de afastamento social compulsório, em virtude da pandemia da Covid-19. Ao possibilitar a interação on-line dos participantes por meio dos elementos essenciais da arte e da cultura, o IF Sertão-PE inaugurou uma nova forma de produção de eventos artísticos acadêmicos, abrindo aos participantes um leque de 88 atrações artístico-culturais até a próxima sexta-feira (4).

Videoconferência reuniu representantes das diversas instituições realizadoras durante a abertura oficial do I Festival de Arte e Cultura do IF Sertão-PE 

A abertura do evento contou com o concerto realizado pela Orquestra do Sertão, formada por estudantes do curso de Licenciatura em Música do campus Petrolina do IF Sertão-PE. A orquestra foi criada durante a transição entre os Cefets e os Institutos Federais e em 2020 está completando 12 anos lapidando o talento musical de diversos jovens músicos e professores de música no sertão pernambucano.

Apresentações e projetos musicais envolvendo estudantes do curso de Licenciatura em Música do IF Sertão-PE foram apresentados durante a abertura do evento

Além da reitora Leopoldina Veras e do pró-reitor de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE, Vitor Lorenzo, compuseram a mesa de abertura a presidente da Comissão Organizadora do evento, Anne Rose, o reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Calos de Sá, e representantes das instituições parceiras na realização do evento, o Instituto Federal da Bahia (IFBA), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Sesc Petrolina. O I Festival de Arte e Cultura do IF Sertão-PE é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) e acontece nos canais de videochamadas e de compartilhamento de vídeos do IF Sertão-PE.

Apresentações unem talento, criatividade e tecnologia para levar as expressões artísticas aos quatro cantos do mundo, via internet

Na cerimônia de abertura, os discursos enalteceram os aspectos que balizaram a realização do evento, passando pela importância do fortalecimento dos espaços de produção artística e cultural na Rede Federal de Educação, as relações entre arte, ciência e tecnologia, a participação dos estudantes e a inovação que permeiam a realização do I Festival de Arte e Cultura do IF Sertão-PE, dentre outros. O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, lembrou que a promoção da cultura está entre as finalidades dos Institutos Federais em sua Lei de criação e parabenizou a iniciativa do IF Sertão-PE.

Reitora expressou o desejo de ver novamente a realização do Festival de Arte e Cultura do IF Sertão-PE em 2021

O evento ainda contou com a apresentação do músico Ivan Greg, formado recentemente no curso superior de Licenciatura em Música do campus Petrolina do IF Sertão-PE. Ao falar, a reitora Leopoldina Veras agradeceu aos organizadores pelo empenho na realização do evento, pontuou a importância da união entre os Institutos Federais envolvidos e expressou o desejo de que o Festival de Arte e Cultura do IF Sertão-PE continue a acontecer pelos próximos anos. As inscrições para as atividades podem ser feitas através da Plataforma IFEventos.