O Instituto Federal é igual a uma universidade federal?

Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo também cursos de qualificação, técnicos, de graduação e pós-graduação.

Qual a sigla correta para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano?

A sigla oficial adotada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano é "IFSertãoPE", sendo consideradas incorretas ou inadequadas quaisquer outras variações desta forma, como "IFET", "CEFET" (nomenclatura antiga), "IF PE Sertão", etc. A sigla atual (IFSertãoPE) foi adotada em substituição à versão anterior (IF Sertão-PE) por meio da Resolução n.º 18 do Conselho Superior, de 31 de maio de 2021.

Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) são a mesma instituição?

Não. O estado de Pernambuco possui dois Institutos Federais, que são instituições diferentes (cada um possui sua reitoria e conta com campi diferentes). O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) surgiu a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE), cuja origem remete à criação das antigas Escolas de Aprendizes Artífices, por meio do Decreto nº 7.566/1909. Já o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) foi criado a partir da Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Vilela e sua posterior transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina (Cefet Petrolina), que surgiu como Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) do próprio Cefet-PE.

O IFSertãoPE possui sua sede administrativa (Reitoria) em Petrolina e campi nas cidades de Petrolina (duas unidades), Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. Já o IFPE possui sua Reitoria em Recife e é responsável pelos campi nas cidades de Recife, Belo Jardim, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Pesqueira, Afogados da Ingazeira, Caruaru e Garanhuns.

Quais os cursos que o IFSertãoPE oferece?

O IFSertãoPE oferece desde cursos de qualificação profissional até cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Todos os cursos são gratuitos. Além do ensino presencial, o Instituto também oferece ensino a distância.

O que é um curso de qualificação?

Chamados de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), são cursos de curta duração voltados ao aperfeiçoamento e qualificação para todos os níveis de escolaridade, ofertados nas diferentes áreas profissionais. O processo seletivo depende de cada curso, sendo regido por edital específico.

O que são cursos voltados para a Educação de Jovens e Adultos (Proeja)?

São cursos de educação profissionalizante integrados à educação básica que fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como princípio educativo o trabalho, a partir da formação profissional com escolarização para jovens e adultos. Neste curso, o aluno conclui o Ensino Fundamental ou Médio junto com um curso de qualificação ou técnico. O processo seletivo é realizado anualmente através de edital.

O que são os cursos técnicos?

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este tipo de curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Os cursos técnicos são oferecidos nas seguintes formas: integrado, concomitante e subsequente.
a) Integrado: em que o aluno faz o curso técnico junto com o Ensino Médio no IFSertãoPE. Para fazer, é necessário ter Ensino Fundamental completo e a seleção é por meio de uma prova.
b) Concomitante: em que o aluno faz o Ensino Médio em uma outra instituição de ensino e o curso técnico no IFSertãoPE. Para fazer, é necessário ter Ensino Fundamental completo e a seleção é por meio de uma prova.
c) Subsequente: em que o aluno já concluiu o Ensino Médio e só faz o curso técnico no IFSertãoPE. A seleção também é por meio de prova.

Quais os cursos de graduação oferecidos pelo IFSertãoPE?

O IFSertãoPE oferece três modalidades de cursos de graduação:
a) Bacharelado: são cursos superiores que formam profissionais para áreas específicas, como é o caso do curso de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural.
b) Licenciatura: são cursos destinados à formação de professores para atuação nas diferentes etapas e modalidades da educação básica.
c) Tecnologia: os cursos superiores de tecnologia formam profissionais de nível superior, denominados tecnólogos, com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.
O processo seletivo para ingresso nos cursos superiores do IFSertãoPE é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quais os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFSertãoPE?

O IFSertãoPE oferece cursos de pós-graduação na categoria lato sensu, conhecidos como cursos de especialização, e stricto sensu, em nível de mestrado.

Como saber os cursos que estão abertos no IFSertãoPE?

Além do ingresso para cursos técnicos e de graduação, que ocorre duas vezes por ano, periodicamente, os diversos campi e centros de referência do IFSertãoPE abrem inscrições para cursos de qualificação e voltados à educação de jovens e adultos. Para mais informações, acesse o menu "Ingresso" na aba superior deste portal.