Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

ORIENTAÇÕES PARA DEPÓSITO DE TRABALHOS  DE CONCLUSÃO DE CURSO  (TCC) NAS BIBLIOTECAS DO IFSERTÃOPE

O Sistema Integrado de Bibliotecas do IFSertãoPE (SIBI) gerencia o Repositório Institucional Leituras Abertas – RELEIA, um ambiente digital utilizado para armazenar, organizar e disponibilizar a produção científica e acadêmica da nossa comunidade. A disseminação desse conteúdo promove a comunicação da ciência de forma globalizada entre seus pares, assim como torna visível o retorno à sociedade dos trabalhos e pesquisas do IFSertãoPE. Dentro desse contexto, o nosso repositório pode ser acessado no seguinte endereço: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/.

Para garantir o acesso aberto a essas publicações, as bibliotecas do SIBI passam a adotar os depósitos dos TCCs pela sua comunidade acadêmica, em todos os campi, somente em formato digital, dispensando o formato em papel e CDs.

Com o objetivo de facilitar e orientar o passo a passo no processo de depósito destes trabalhos,elencamos os seguintes passos:

1.Após a defesa do TCC e possíveis correções sugeridas pela banca examinadora, o(a) aluno(a) deve gerar a ficha catalográfica do seu trabalho no sistema de Geração de Ficha Catalográfica Online – GEFICAT no endereço: http://geficat.ifsertao-pe.edu.br/, seguindo as normas ortográficas e gramaticais da língua portuguesa. Exemplo: Título com inicial maiúscula e demais palavras em minúsculas (exceto nomes próprios, etc.), assim como as palavras-chave.

Exemplo:

 

2.Após a elaboração da ficha, deve-se inseri-lá na página seguinte a folha de rosto no TCC.

3.O TCC deve ser salvo em arquivo com o título em caixa alta e em formato pdf.

Exemplos:

 

4. Com a aprovação da versão final do TCC pelo orientador(a),o aluno(a) solicita ao mesmo(a) uma “autorização de submissão do TCC ao repositório institucional leituras abertas–RELEIA”.

5. Em posse da última versão do TCC corrigido e completo (incluindo a ficha catalográfica,  páginas devidamente numeradas, etc.) e da autorização de submissão do TCC ao repositório institucional leituras abertas– RELEIA, ambos arquivos em formato pdf, enviá-los para o e-mail correspondente da biblioteca do seu campus, com cópia para o (a) professor (a) orientador (a)e/ou professor responsável pelo TCC. Abaixo, seguem elencados os e-mails das bibliotecas de cada campi:

Campus Petrolina: cp.biblioteca@ifsertao-pe.edu.br
Campus Petrolina Zona Rural: czr.biblioteca@ifsertao-pe.edu.br
Campus Floresta: cf.biblioteca@ifsertao-pe.edu.br
Campus Salgueiro: cs.biblioteca@ifsertao-pe.edu.br
Campus Ouricuri: co.biblioteca@ifsertao-pe.edu.br
Campus Serra Talhada:cst.biblioteca@ifsertao-pe.edu.br
Campus Santa Maria: csmbv.biblioteca@ifsertao-pe.edu.br

6. Após a confirmação de recebimento e leitura do e-mail pela biblioteca, juntamente com a conferência dos arquivos anexados, será depositado no RELEIA em um prazo de até 72 horas, em dias úteis.

7. Será encaminhada a URL gerada do trabalho ao discente, confirmando, assim, o depósito no repositório. Caso necessário,será enviado uma declaração de comprovação de depósito.

 

Clique aqui para baixar a Autorização de submissão de TCCao repositório institucional

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350