Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

O ingresso nos cursos técnicos do IFSertãoPE é feito por meio de um processo seletivo específico, que poderá constar de uma prova ou ser feito a partir da análise curricular dos candidatos.
 
Integrado ao ensino médio 
 
Cursos técnicos integrados são aqueles em que se faz o ensino médio junto com a formação técnica. Tem esse nome porque o curso técnico é integrado ao ensino médio (na mesma instituição). Possibilita a habilitação profissional técnica, ao mesmo tempo em que o estudante conclui a última etapa da educação básica, o ensino médio. 
 
Subsequente 
 
Nessa modalidade, o aluno estuda somente o curso técnico. A duração média é de 2 anos e, para concorrer, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou concluí-lo até a data da matrícula. 
 
Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja) 
 
No âmbito desta modalidade, são oferecidos cursos destinados a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino Fundamental e/ou o ensino médio na idade regular e que buscam também uma profissionalização. Neste caso, a matriz curricular contempla tanto as disciplinas de formação básica como as de formação técnica, de modo semelhante ao que se verifica na modalidade integrada ao ensino médio.  
 
Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja/FIC)
 
Os cursos de qualificação profissional, incluindo a Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja/FIC), têm por objetivo a formação profissional associada à elevação da escolaridade na etapa do Ensino Médio. São cursos com carga horária geralmente mais reduzida do que o Proeja, e consiste no aperfeiçoamento, na atualização e/ou na capacitação profissional dos participantes.
 
Para mais informações, acesse o Guia de Cursos do IFSertãoPE.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350