-
Última Atualização: 08 Novembro 2023
-
Criado: 13 Fevereiro 2017
-
Acessos: 20642
1. Sobre o curso
O curso superior de Tecnologia em Alimentos capacita o aluno para atuar no mercado de trabalho com competências e habilidades, atendendo à realidade do desenvolvimento tecnológico, por meio de promoção de mudanças e inovações na produção de alimentos, através do fornecimento de conhecimentos sobre química, bioquímica, microbiologia, cálculo, línguas, informática, gestão da qualidade, empreendedorismo entre outros, aplicados ao processamento e conservação de alimentos. Além disso, o discente estará habilitado à executar análises físico- químicas e microbiológicas de alimentos, atuar no desenvolvimento de novos produtos, bem como prestar serviços de consultoria para restaurante, hotéis, indústrias e qualquer setor produtivo ou comércio de alimentos. Dentro dessa ótica serão vistos os processos de preservação e transformação das matérias-primas alimentícias em derivados e produtos acabados, nas áreas de furtas, hortaliças, carnes, laticínios, cereais, sementes oleaginosas, entre outros, incluindo-se os processos biotecnológicos e de inovações na área de alimentos e embalagens.
2. Organização curricular
- Carga Horária Mínima de Integralização: 2800 horas
- Estágio: 400 horas
- Disciplinas Optativas: --
- Disciplinas Eletivas: 120 h
- Trabalho de Conclusão de Curso: --
- Atividades Complementares: --
- Período Mínimo de Integralização: 6 semestes
- Número Total de Vagas: 60
- 1.º Semestre: 30 vagas
- 2.º Semestre: 30 vagas
3. Informações básicas
- Conceito do Curso (CC): 3 (2017)
- Conceito Preliminar do Curso (CPC): --
- Enade: --
- Índice Geral de Cursos (IGC): --
- Conceito Institucional (CI): 4 (2023)
- Turno: Matutino/Vespertino
- Modalidade: Presencial
4. Formas de ingresso
O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:
- Processo regular - Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo complementar - Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo de vagas remanescentes - Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.
5. Colegiado do curso
O colegiado de curso é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Composição
6. Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos.
Composição
7. Documentos
PPC 2023 (Aprova Terceira Reformulação)
PPC 2016 (Aprova Segunda Reformulação)
PPC 2014 (Aprova Primeira Reformulação)
Acervo Bibliográfico