Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Viticultura e Enologia

 FEIRA SERTÃO DE VINHOS

O projeto de ensino Feira Sertão de Vinhos tem como objetivo promover uma exposição de vinhos desenvolvidos por estudantes do curso de Viticultura e Enologia, convidando o público para conhecimento e degustação orientada. Durante o evento, os próprios alunos apresentam rótulos elaborados durantes as aulas e também de empresas parceiras, visando o incentivo à prática na formação dos estudantes e o fomento à cultura do vinho na região. A ideia é que sejam realizados, ainda, oficinas e workshops sobre o universo da Viticultura e Enologia, ministrados pelos discentes e orientação dos professores.

Feira Sertão de Vinhos tem como coordenadores os professores Ana Paula André Barros, Elis Tatiane da Silva Nogueira, Euclides Francisco dos Santos Neto e Manoel Pedro da Costa Noronha Júnior e envolve as seguintes disciplinas: Regiões vitivinícolas brasileiras, Enologia I, Enologia II, Enologia IV, Enoturismo, Análise Sensorial I, Análise Sensorial II, Microbiologia enológica, Enogastronomia, Controle de Qualidade, Economia Rural, Administração, Marketing, comercialização e logística e Empreendedorismo.

O projeto teve início em 2022 e tem periodicidade anual, sendo sempre realizado no primeiro semestre.

 

 É COISA DE ENÓLOGO

O projeto de ensino É coisa de Enólogo tem como objetivo proporcionar ao estudante uma visão mais ampla sobre a profissão, através de palestras imersivas, visitas técnicas e workshops. A expectativa é contar, sempre que possível, com a participação de vinícolas locais, profissionais e empresas ligados à área da Viticultura e Enologia, podendo, até mesmo, expandir seus horizontes para outras regiões vitivinícolas brasileiras.

Durante o evento, os estudantes poderão tirar dúvidas e estabelecer laços com profissionais atuantes do setor vitivinícola. Além do mais, haverá envolvimento dos alunos com a escolha das temáticas e também com a execução de algumas atividades pré-estabelecidas para configuração de cada nova edição. O projeto tem como meta ampliar a visão prática da profissão para os estudantes e fomentar a as potencialidades vinculadas ao profissional enólogo.

É coisa de Enólogo tem como coordenadores os professores Ana Paula André Barros, Elis Tatiane da Silva Nogueira, Euclides Francisco dos Santos Neto e Manoel Pedro da Costa Noronha Júnior e envolve as seguintes disciplinas: Regiões Vitivinícolas Brasileiras, Enologia I, Enologia II, Enologia IV, Enoturismo, Análise Sensorial I, Análise Sensorial II, Microbiologia Enológica, Enogastronomia, Controle de Qualidade, Economia Rural, Administração, Marketing, Comercialização e Logística.

O projeto teve início em 2022 e tem periodicidade semestral, podendo acontecer inclusive mais de uma vez por semestre.

A Escola do Vinho é o berço das grandes ideias que movimentam o curso de Viticultura e Enologia do IFSertãoPE. Desde a sua inauguração, em 2005, o espaço contempla os principais componentes de uma vinícola, possibilitando todo o aparato de uma unidade produtiva, o que é fundamental para a obtenção de conhecimentos práticos na área. Além disso, toda a estrutura física, os maquinários, insumos e a câmara fria permitem que a Escola do Vinho atue, também, em contratos de cooperação técnica que abrangem dos mais simples aos mais ambiciosos projetos relacionados à cadeia de produção vitivinícola.

Entre as vantagens que tal unidade produtiva fornece aos discentes e ao escopo de atuação do curso, pode-se destacar duas: a primeira é a viabilidade de programar atividades práticas sempre que necessário. E a segunda é trazer situações comuns à indústria de vinhos, sucos e derivados, explorando simultaneamente a resolução de problemas e a utilização correta dos principais equipamentos vínicos. Tudo isso enaltece as potencialidades da Escola do Vinho e contribui na formação de profissionais verdadeiramente preparados para atuar no setor.

Outro ponto de destaque é a presença de um laboratório próprio para realização de análises físico-químicas. Este opera de forma necessária para efetuar o controle de todas as etapas da elaboração do vinho e seus derivados.

A utilização da Escola do Vinho está vinculada às principais disciplinas que compõem a grade curricular específica do curso de Viticultura e Enologia. 

Escola do Vinho no Instagram

1. Sobre o curso

O Tecnólogo em Viticultura e Enologia atua nos diversos setores da indústria de vinhos. Planeja, gerencia, implanta e avalia todas as etapas de produção, desde a escolha das variedades de uva, correto plantio, tratos culturais adequados à produção de uvas de qualidade, colheita, processamento, fermentação, envase, armazenagem e comercialização, até a degustação e atividades de serviço do vinho. A análise sensorial, o controle de qualidade, a supervisão dos processos de produção e conservação, as atividades de controle ambiental, a cultura do vinho, dos espumantes e conhaques são também atribuições desse profissional. De acordo com a última avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação em 2017, o curso possui nota 4 (escala de 1 a 5), que concede o perfil "muito bom".

 

2. Campus autorizado a ofertar o curso

Departamento de Educação a Distância - DPEAD

 

  • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
  • dpead@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-2350