Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Gestão de Processos Institucionais

Para obter mais informações sobre a gestão de processos institucionais, favor utilizar o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligar para o telefone (87) 2101-2381.

Para solicitar treinamentos, o responsável pelo setor deve entrar em contato através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto “Solicitação de capacitação - Gestão de processos”, indicando o quantitativo de interessados em participar do treinamento.

Para solicitar a publicação de processos modelados no portal institucional, o setor interessado deve enviar o formulário de solicitação preenchido juntamente do arquivo do software Bizagi (formato BPM), que contém o(s) fluxo(s), para a DOAPE via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto “Solicitação de publicação de fluxo de processo”.

A cadeia de valor é uma representação gráfica que retrata o conjunto de atividades (macroprocessos e processos de segundo nível) de relevância estratégica que a organização realiza para a geração de valor público – resultados gerados, preservados ou entregues pela instituição, que representam respostas efetivas e úteis às necessidades ou demandas de interesse do nosso público, modificando aspectos da sociedade e/ou dos nossos alunos.

Foram desenvolvidas, com exceção do software Bizagi Modeler, pelo Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico um conjunto de artefatos que visam a uniformização das iniciativas de gestão de processos dentro do IFSertãoPE e que dão suporte aos setores durante a execução das etapas da metodologia proposta para gestão dos processos institucionais, seguem os links de acesso:

  •  Metodologia

 Modelo Inicial de Gestão de Processos

 

  • Documentos Norteadores

 Manual de processos e BPMN

 Guia de Procedimentos

 

  • Formulários

 Plano de trabalho (Fase de Planejamento)

 Identificação de processos (Fase de Mapeamento)

 Levantamento de informações dos processos (Fase de Mapeamento)

 Descrição de atividades do processo (Fase de Mapeamento)

 Priorização de processos (Fase de Mapeamento)

 Solicitação de publicação de processos no site (Fase de Publicação)

 

  • Software

 Instalador do Software Bizagi Modeler (Fase de Modelagem)

Buscando o desenvolvimento de competências internas nas práticas de gestão de processos, a evolução da temática na organização e o compartilhamento de conhecimentos adquiridos com as demais áreas da instituição, o Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE), quando requerido, promove capacitação sobre os conceitos básicos de gestão de processos. Clique aqui para acesso ao material utilizado na capacitação.

Seguem links de cursos ofertados por outras instituições sobre o tema:

Introdução à Gestão de Processos – Ofertado pela ENAP

Visão Geral do curso: A busca constante das organizações por melhores resultados tem motivado a criação e a evolução de diversas ferramentas de administração. Nesse contexto, o curso apresenta noções básicas sobre gestão de processos, prática que permite alinhar os processos aos objetivos estratégicos da organização, eliminando falhas, extinguindo atividades que não agregam valor e mantendo o foco em seus clientes.

Carga Horária: 20h

Com certificado emitido pela ENAP

Clique aqui para acessar o curso

Mapeamento de Processos de Trabalho com BPMN e Bizagi – Ofertado pela Escola Superior do TCU

Visão Geral: Apresenta conceitos essenciais de processos de trabalho e o papel do mapeamento de processos na melhoria da gestão.

Carga Horária: 12h

Não dispõe de certificado de participação

Clique aqui para acessar o curso

O Portal de processos é um ambiente que integra o painel de dados gerenciais de Gestão de Processos ao ambiente de publicação dos processos de trabalho modelados pelo IFSertãoPE, permitindo que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral possam conhecer os passos necessários para a realização de diversos procedimentos.

No painel de dados gerenciais são disponibilizados: a série histórica de processos publicados, os setores responsáveis, os macroprocessos vinculados e as temáticas com mais processos modelados. O painel também possibilita visualizar o status das capacitações realizadas através da quantidade de servidores capacitados e horas ministradas de capacitação.

O portal também permite a visualização dos fluxos publicados bem como o seu download em formato pdf. Todos os fluxos publicados no portal passam pela etapa de modelagem de processos, que consiste no ato de desenhar os fluxos de processos, a partir das informações colhidas no mapeamento do processo, utilizando a Business Process Model and Notation (BPMN), que é uma notação gráfica (conjunto de símbolos) padronizada e utilizada internacionalmente na representação visual de processos.

O objetivo da Diretoria de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DOAPE) é padronizar e formalizar as fases de planejamento, mapeamento, modelagem e publicação dos processos no âmbito da reitoria do IFSertãoPE e futuramente ampliar para as demais unidades. 

Para acessar o Portal de Processos Institucionais de forma interativa e visualizar os processos publicados clique aqui.

Mais Artigos...

  1. Apresentação

Departamento de Educação a Distância - DPEAD

 

  • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
  • dpead@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-2350