Campus Serra Talhada oferece cursos técnicos visando as potencialidades da região

O município de Serra Talhada, assim como toda a região do Pajeú, possui grande importância econômica e social em Pernambuco.  Pensando nisso, ao se firmar na cidade, o IF Sertão-PE procurou oferecer cursos que, além de possuir uma grande demanda de profissionais qualificados, contribuíssem para o desenvolvimento local, bem como aos seus cidadãos.

Para tanto, desde o início de 2015 o campus Serra Talhada do IF Sertão-PE oferece dois cursos na modalidade subsequente (destinado a estudantes que já concluíram o Ensino Médio): Técnico em Logística e Técnico em Refrigeração e Climatização. A procura tem sido grande justamente pela carência que o mercado de trabalho tem de profissionais qualificados nessas áreas e pela gratuidade do ensino. Em 2016 esses mesmos cursos também serão ofertados nas modalidades: Médio Integrado (para alunos que terminaram o 9º ano e desejam iniciar o ensino médio, junto com o ensino técnico) e PROEJA (para quem concluiu ou está concluindo o ensino fundamental ou 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA)).

O Técnico em Logística é o profissional capacitado para planejar, gerenciar instalações e operações dentro das organizações. É ele que implanta programas de melhoria continuada, busca redução de custos, melhora a qualidade dos processos logísticos de armazenagem, transporte e distribuição de produtos junto às empresas. A professora do IF Sertão-PE, Vanessa Nóbrega, destaca que Serra Talhada, por ser uma cidade de médio porte e em desenvolvimento, carece profissionais nesse segmento. “O técnico em logística pode trabalhar de um hospital a uma grande fábrica. Isso porque, no ambiente hospitalar, por exemplo, ele será o responsável pelo acondicionamento dos medicamentos, trabalha verificando armazenagem, quantidade, atua na gestão do transporte, enfim, o profissional de logística tem esse diferencial, pois pode trabalhar em vários lugares. O salário é bom e é possível também que se chegue a um cargo de gestão, com uma remuneração melhor ainda”, salienta. No entanto, a professora ressalta que para isso, é preciso que haja uma dedicação à qualificação e que o estudante esteja atento ao mercado e procurando sempre se capacitar.

Alunos do curso Técnico em Logística durante a visita técnica feita no canteiro de obras onde está sendo construída a sede definitiva do Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE

O outro curso oferecido, Técnico em Refrigeração e Climatização, também conta com uma equipe de professores prontos para dar a qualificação necessária ao estudante.  Esse profissional elabora projetos de instalação e manutenção de sistemas de refrigeração, seguindo a legislação e normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho. Ele poderá trabalhar tanto na área de refrigeração propriamente com geladeiras, freezers ou também na manutenção de ar condicionado em residências e setor automobilístico.  Andréa Gonçalves, engenheira mecânica e professora do IF Sertão-PE, afirma que a área é crescente em todo o país e o profissional capacitado terá mais oportunidades de trabalho. “O Técnico em Refrigeração e Climatização é deve ter o perfil daquele que gosta de por ‘a mão na massa’ mesmo. Que seja curioso, atento e dedicado. A região por ser extremamente quente em boa parte do ano,  torna-se uma ótima área de atual para esse profissional”, pontua.

Processo Seletivo 2016

Em Serra Talhada estão sendo oferecidas 245 vagas em cursos técnicos de diferentes modalidades

É válido destacar que o IF Sertão-PE continua com inscrições abertas para 1.470 vagas em cursos técnicos distribuídas por todos os seus campi. Em Serra Talhada são oferecidas 245 vagas nos cursos: Técnico em Logística e Técnico em Refrigeração e Climatização. As modalidades oferecidas são: subsequente (para quem já terminou o Ensino Médio), Médio Integrado (para alunos que terminaram o 9º ano e desejam iniciar o ensino médio, junto com o ensino técnico) e PROEJA (para quem concluiu ou está concluindo o ensino fundamental ou 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA)).

A taxa de inscrição custa R$ 10 e deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição. As provas serão aplicadas no dia oito de novembro, das 13h às 17h (horário local). O conteúdo programático das provas e a quantidade de questões por disciplina estão disponíveis no edital. A previsão é que o resultado preliminar do Processo Seletivo 2016 seja divulgado no início de dezembro.

Os interessados devem acessar o portal do Processo Seletivo aqui, onde terão acesso ao edital e inscrição.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural