Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Oficina de segurança e saúde é realizada no câmpus Serra Talhada

Na manhã desta sexta-feira (10), os estudantes do câmpus Serra Talhada do IF Sertão-PE participaram de uma aula bastante diferente das que estão habituados nos cursos Técnico em Logística e Técnico em Refrigeração e Climatização. Isso porque, o câmpus promoveu a “I Oficina de Saúde, Higiene e Segurança” e desta vez, foram oferecidos aos alunos exemplos práticos acerca de Segurança do Trabalho e lições básicas de Primeiros Socorros.

No primeiro momento, a professora Isya Félix apresentou alguns Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos (EPI e EPC) conseguidos no canteiro de obra onde está sendo construída a sede definitiva do câmpus. Dessa forma, foi possível que os estudantes visualizassem os equipamentos e pudessem fazer uma conexão direta com o que lhes é passado em sala de aula. “A oficina traz a oportunidade do aprofundamento maior da teoria. Trouxe exemplo de EPIs, EPCs e aqui eles puderam tocar nos instrumentos, puderam ver uma bota diferente, uma luva diferente e já dá pra diferenciar melhor”, pontuou Isya.


Demonstração prática com a ajuda dos estudantes

Logo após, o enfermeiro do câmpus, Ícaro Kleysson, ministrou uma aula de prática de Primeiros Socorros. Os estudantes puderam interagir fazendo perguntas e participando de fato, de cada demonstração era feita. A aula prendeu a atenção dos alunos e de alguns professores que também estavam presentes. Para Ícaro, as noções de primeiros socorros são importantes independentemente da área de atuação do profissional, porque são, sobretudo, cidadãs e humanísticas. “Em vários países desenvolvidos as lições de primeiros socorros já são inseridas no Ensino Fundamental, o que infelizmente não acontece no Brasil. Essa prática vem para fortalecer a formação deles após o curso, porque tanto em Refrigeração quanto Logística, durante as atividades laborais, eles estão expostos a riscos e acidentes. A partir de então, a disciplina de segurança do trabalho é importante para que eles aprendam a como evitar acidentes, e com as noções de primeiros socorros, eles vão saber como agir, caso ocorra esses imprevistos”, conclui.



O enfermeiro Ícaro Kleysson demonstra aos estudantes lições práticas 

Foi possível perceber que os estudantes de fato aprovaram a oficina, é tanto que a participação deles foi grande. Jullyane Alves, aluna do curso de Logística, conta que a aula foi bem proveitosa e enriquecedora. “Foi interessante porque é algo comum do nosso dia-dia, eu mesma já passei por uma situação de risco e não sabia como agir, qual procedimento adotar. A aula de primeiros socorros me possibilitou um maior entendimento do que é preciso fazer num primeiro momento”, destaca.

A ideia é promover a oficina no Centro de Referência de Sertânia e também com os alunos dos cursos EaD. Dessa forma, o IF Sertão-PE reafirma o compromisso em levar aos seus estudantes além de uma formação gratuita e de qualidade, temas de interesse geral importantes para a promoção da cidadania e desenvolvimento pessoal.

Campus Serra Talhada

 

  • Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural
    Caixa Postal 78 | Serra Talhada/PE - Brasil
  • cst.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br