Projeto do IFSertãoPE chama atenção para a importância da manutenção de sistemas de climatização

A qualidade do ar respirado em ambientes com condicionadores de ar está diretamente ligada aos cuidados de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado. Um projeto do Campus Serra Talhada, do IFSertãoPE, vai levar informações de boas práticas de higiene e cuidados com ares-condicionados para estabelecimentos comerciais da cidade. A iniciativa intitulada “Expansão da manutenção preventiva e sua importância em condicionadores de ar nos principais estabelecimentos de Serra Talhada-PE” pretende, com as ações, chamar a atenção para a influência da manutenção preventiva na saúde humana, evitando doenças respiratórias, e no conforto térmico.

Além das informações sobre manutenção preventiva, o projeto abordará com as empresas a importância da elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle dos sistemas de climatização. O plano é uma exigência da Lei Federal 13.589/2018, que tornou obrigatória a disposição do documento para estabelecimentos com climatização com capacidade igual ou superior a 60 mil BTUs/h, conforme a Resolução nº 9, de janeiro de 2003, da Agência nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA. O estabelecimento pode ser multado e sofrer sanções sanitárias caso não possua o Plano de Manutenção, Operação e Controle.

O projeto é executado pelos professores Oto Lima de Albuquerque Neto e Isabel Cavalcante Cabral e pelo estudante Judson Lenon Pereira Feitosa, todos ligados ao curso Técnico de Refrigeração e Climatização, oferecido pelo IFSertãoPE, Campus Serra Talhada. Atualmente, o grupo negocia com os estabelecimentos as datas e os horários das ações que serão desenvolvidas. O projeto também conta com a parceria de empresas da cidade, como as Casas Bandeirantes, Escola Francisco Mendes, a Faculdade de Integração do Sertão, o Hospital São Vicente e o Shopping Serra Talhada.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural