Alunos do Câmpus Santa Maria participam de visita técnica sobre Conservação do Solo em Lagoa Grande

Na última quarta-feira (20), alunos do curso Técnico em Agropecuária do câmpus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE participaram de uma visita técnica ao Assentamento Bom Conselho, em Lagoa Grande. A atividade foi organizada pelo professor Luis Carlos Pita, da disciplina “Solos e Fertilidade”.

O objetivo da visita, que contou com a parceria do Instituto de Pesquisa Agronômico de Pernambuco (Ipa) disponibilizando o extensionista rural Manoel Cândido para acompanhar os alunos, foi conferir boas práticas na área de conservação do solo. Também colaboraram os professores Roberto Holanda e André Luiz Proença, além do morador do Assentamento Bom Conselho, José Roque, que explicou os benefícios das estruturas de microbarragens na manutenção da umidade do solo por mais tempo e a redução da perda do solo pela ação das águas de chuva.

Explanação sobre a importância das estruturas para conservação do solo

Segundo o aluno Renilson José, muitos conhecimentos adquiridos na visita poderão ser utilizados no Asssentamento onde reside em Santa Maria da Boa Vista. Além disso, considera estas atividades externas muito boas para facilitar a absorção dos ensinamentos e para a futura profissão. Daiane Bráz, também aluna do Curso, diz que gosta muito de participar das visitas técnicas, pois elas incentivam os alunos a buscarem mais informações, a aprenderem mais, ficarem mais interessados no Curso e ter mais atenção nas aulas.

Apresentação da área e equipe envolvida no trabalho

Para Cícero José, também aluno do curso, a experiência foi bastante interessante. Vários pontos lhe chamaram a atenção, como a diminuição da velocidade da água da chuva e consequentemente seus impactos, devido à estrutura dos terraços conjugados e, principalmente, a utilização das áreas circunvizinhas às microbarragens para a plantação de cultivares sem a utilização de sistema de irrigação, apenas com o aproveitamento da umidade do solo, proveniente da infiltração da água no solo.

Umidade acumulada com uma microbarragem

A visita foi realizada em uma comunidade que recebeu investimentos na área de conservação do solo, através da construção de terraços conjugados com microbarragens, com recursos do Governo Federal, advindos do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco. Essas estruturas colaboram para a conservação da fertilidade natural e diminuição da erosão do solo, facilita a criação extensiva de caprinos e bovinos e favorece o acúmulo de água por períodos maiores de estiagem.

Com informações de Roberta Duarte e fotos de Isabel Cordeiro e Roberto Holanda