Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Estudantes do curso FIC Corte e Costura do IFSertãoPE fazem visita ténica ao polo têxtil do agreste

As cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Surubim foram o 2 maior polo têxtil do Brasil, com mais cerca de 18 mil empresas do ramo instaladas na região, que fica no Agreste Pernambucano. De lá, por ano, saem em torno de 800 milhões de peças de vestuário, que são comercializadas em todo o país. Foi para conhecer essa realidade industrial, que cinco estudantes do Curso de Formação Inicial e Continuada Gestão Empreendedora de Assistente em Corte e Costura do Campus Santa Maria da Boa Vista, do IFSertãoPE, fizeram uma visita téncnica a empresas do polo têxtil do Agreste.

O grupo conheceu a rotina produtiva de duas empresas do polo têxtil do Agreste Pernambucano

A viagem durou dois dias (01 e 02 de dezembro). No primeiro, as estudantes conheceram a rotina produtiva da empresa Betel Fardamentos, maior produtora de fardas no estado de Pernambuco. Na visita, as alunas puderam acompanhar as fases de produção das peças que vão para o mercado, além de conhecerem parte da história de criação da empresa. No segundo dia de visitas, o grupo do IFSertãoPE conheceu as instalações da empresa Joggofi Confecções, que trabalha com a produção de peças masculinas, femininas e infantis. Nesta visita, as estudantes também conheceram as iniciativas de sustentabilidade ambiental na produção de confecção, como a utilização de água da chuva e de energia fotovoltaica.

As estudantes estão concluindo o curso FIC de Corte e Costura

A visita foi coordenada pelo professor Jeziel Junior e realizada em parceria entre os campi Santa Maria da Boa Vista e Petrolina Zona Rural. Para o coordenador da ação, o contato com novas realidades de produção e histórias de superação pode inspirar as estudantes do curso de Corte e Costura. “Através de uma visão de mundo, a partir de agora elas podem ver que são capazes como muitos empreendedores começar o seu negócio de confecção, com dedicação, foco, objetivo, determinação e muita garra, colocando em prática tudo que aprendeu e que tem que cada vez mais buscar conhecimentos”, concluiu Junior.

Campus Santa Maria

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br