Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Ação do campus Santa Maria da Boa Vista promove momentos de reflexão voltados para concluintes do ensino médio integrado

Na última quarta-feira (28), o campus Santa Maria da Boa Vista deu início a uma série de atividades virtuais envolvendo os estudantes concluintes do ensino médio integrado. Com o tema "Projeto de Vida: TrajetóriaS e a formação pessoal, cidadã e profissional", a iniciativa tem como objetivo promover a (auto)reflexão entre os participantes ao longo de três oficinas, convidando-os a refletirem sobre as suas diversas trajetórias de vida e escolhas pessoais. Toda a organização do projeto foi realizada de forma virtual, envolvendo a construção de um coletivo por meio da troca de mensagens (via correio eletrônico e grupos de WhastApp) envolvendo estudantes e servidores do campus.

 

Durante a primeira oficina, realizada no dia 28 de abril através da plataforma Google Meet, foram abordados o autoconhecimento e as expectativas dos estudantes quanto ao mundo do trabalho, a partir do questionamento "Quem sou?". Na avaliação das idealizadoras do projeto, a psicóloga Érika Freire e a pedagoga Roviane Santana, a ação evidenciou “a necessidade de mais espaços que garantam a escuta e a reflexão quanto aos modos de ser e estar no mundo, possibilitando aos participantes a tomada de consciência das opressões e das liberdades que o diálogo promove”.

Segundo as responsáveis pela intervenção, mais duas oficinas em moldes semelhantes estão previstas para o mês seguinte: “Qual o meu lugar no mundo?”, a ser realizada no dia 5 de maio, e “Quem eu quero ser?”, no dia 19 de maio. Na sequência, serão abordados o significado do trabalho na sociedade brasileira contemporânea, envolvendo a participação de um profissional da área de Sociologia, e, finalmente, a aproximação das experiências de profissionais elencados no processo reflexivo das oficinas, estimulando o debate acerca das políticas públicas de democratização de acesso. 

“Falar de projeto de vida é falar de possibilidades de vir a ser. Sendo assim, esse projeto segue com o objetivo de manter a escola ativa na construção de um meio eficaz para o desenvolvimento humano integral, ou seja, na formação para a cidadania, fornecendo aos jovens subsídios para que sejam agentes do conhecimento, interação e transformação de seus contextos de vidas”, defende Érika.

Campus Santa Maria

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br