Educação, diversidade e saúde foram tema de debates na IV Semana Inclusiva do campus

Três dias intensos de programação marcaram a IV edição da Semana Inclusiva do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, que aconteceu dias 8, 9 e 10 de outubro, com debates sobre educação, diversidade e saúde. Este ano, o evento abordou não só aspectos relacionados às pessoas com deficiência, mas também à desconstrução de estereótipos dominantes no ensino de História e História da África, prevenção do câncer de mama, nutrição e saúde postural.

Rodrigo Rezende falou sobre os mitos africanos na abertura do evento

O destaque da programação foi a presença do professor convidado da Universidade Federal Fluminense, Rodrigo Rezende, que fez palestra de abertura sobre os mitos africanos, e promoveu uma oficina sobre os estereótipos do ensino de História durante o evento.

Também houve palestras sobre convivência com os animais e seus benefícios para as pessoas com deficiência, tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, e oficina de Libras, além de apresentação cultural feita pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Salgueiro (APAE).

Estudantes receberam orientações de cuidados com a saúde

Durante todo o evento, os participantes receberam orientações sobre nutrição saudável e cuidados com a saúde, realizaram aferição de pressão arterial e receberam materiais educativos sobre câncer de mama. "Foi um momento muito proveitoso para a comunidade acadêmica parar e refletir sobre a importância da inclusão, da diversidade, do cuidado consigo e com o outro. Acreditamos que eventos como esse contribuem com a formação humana dos estudantes, para uma sociedade mais justa e compreensiva", avaliou a professora de Libras, Patrícia Lourenço, uma das organizadoras do evento.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural