Estudantes participam de roda de conversa sobre relacionamentos e saúde mental

O campus Salgueiro do IFSertãoPE, através do setor de saúde, promoveu, dias 27 e 29 de setembro, a roda de conversa: dialogando sobre relacionamentos. No dia 27, o evento foi direcionado para os alunos mais velhos, abordando o tema da violência contra a mulher, formas de acesso à rede de apoio e proteção. Já no dia 29, os alunos mais novos falaram sobre relacionamentos tóxicos familiares, relação aluno-professor e bem estar.

alunos conversaram com profissionais sobre saúde nos relacionamentos

Os temas abordados foram sendo sugeridos pelos próprios participantes, na dinâmica da conversa, que fluiu com participação ativa de todos. No dia 27, o evento contou com a colaboração de Renata Rocha Sampaio Carvalho Alencar, que é Coordenadora da Mulher no município, bem como de Letícia Maria da Silva e Virgínia Raquel Souza Santos, que são membros da equipe dessa mesma coordenadoria.

No dia 29, quem conduziu a conversa foi o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que contou com a colaboração de Anne Caroline Souza Januário, Psicóloga, e John Marcos Gomes, professor de Educação Física, além da equipe do setor de saúde do campus.

Alunos do noturno também foram contemplados; a primeira roda de conversa aconteceu à noite

"Foi uma conversa foi livre, deixamos os nossos palestrantes à vontade para levar a conversa, nós estávamos contribuindo de acordo com o ritmo do assunto. Todos participaram bastante e sentimos que foi bem proveitoso. Saúde mental é um tema muito relevante, precisamos falar sobre os diferentes relacionamentos e como podem ser tóxicos, o que fazer caso precise de ajuda! São discussões atuais e que, com certeza, contribuíram com o pensamento crítico e o esclarecimento dos nossos alunos", disse a técnica em enfermagem do campus, Mariana Fires.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural