Campus Salgueiro inaugura trilha ecológica Moça Branca

O campus Salgueiro do IFSertãoPE inaugurou, nesta quinta-feira (22), a trilha ecológica Moça Branca: uma trilha de 350m de extensão que percorre parte da Fazenda do curso técnico em Agropecuária. Ela é parte de um projeto de extensão desenvolvido por professores e alunos do campus, com objetivo de incentivar o uso do espaço como laboratório vivo de aprendizagem, fomentar a importância da preservação ambiental e disseminar conhecimento sobre as espécies nativas de plantas e animais.

visitantes, professores e bolsistas participaram da inauguração da trilha

Ao longo dos 350m de extensão, a trilha tem um cactáreo, 21 espécies de plantas identificadas e 3 estações de paradas: Estação Baraúna, Estação Umbuzeiro e a estação Moça Branca, que leva o nome da trilha. Esse nome foi escolhido em homenagem a uma espécie de abelha nativa encontrada no tronco de uma umburana-de-cheiro, durante o percurso.

Na visita de inauguração, alunos e professores do curso de Agropecuária recepcionaram estudantes e professores da escola municipal Pedro Paixão, do distrito de Uri, e falaram sobre as espécies de plantas nativas, a origem da trilha, usos das plantas e importância de sua preservação. A atividade buscou trabalhar a relação dos visitantes com a natureza e a ação cultural da população sobre as espécies apresentadas, incentivando a reflexão sobre a importância de preservar o meio ambiente.

O projeto também prevê a realização de visitas do público interno da instituição (turmas de alunos, servidores e terceirizados), externo e a realização de aulas promovidas pelos docentes de áreas afins, que tenham interesse de utilizar o espaço como um laboratório vivo de aprendizagem.
Para fazer a trilha ou realizar outra atividades de aula, é preciso programar antecipadamente com a equipe do projeto, pelo e-mail da coordenação do curso (cs.agropecuáEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O projeto “Cactário e trilha ecológica como ferramentas didáticas para a educação ambiental” está sob a coordenação da professora Adriana Figueirêdo, contando com a bolsista Carolaine Reis e as alunas voluntárias Maria Da Guia e Jéssica Laysa. O projeto também conta com a colaboração dos docentes Sandra Galvão, Núbia Vieira da Silva, Wislana Pinto e Eriverton Rodrigues.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural