Abertas inscrições para o II Workshop Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos

Estão abertas as inscrições e o envio de resumos para o II Workshop Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos. O evento acontecerá de 1º a 4 de junho no campus Petrolina do IF Sertão-PE e tem como tema “Meio Ambiente e Semiárido: um (con)viver sustentável”. 

Ao longo do evento,  o participante terá  acesso a várias palestras em torno do Semiárido Brasileiro. Serão abordados temas como o uso racional da água, agroecologia, desertificação, energia e construções sustentáveis, educação ambiental, políticas públicas, território e questões indígenas, pesquisas científicas, comitê de ética, incubadora  do semiárido, crimes ambientais, perícia e gestão ambiental, entre outros. 

A programação ainda oferta uma série de minicursos e oficinas  entre eles: reaproveitamento de óleo residual, adaptações de plantas a ambientes secos, recaatingamento, hortas suspensas, construção de um terrário, eco-oficina socioambiental, biosegurança em laboratórios e luminicências.

Aos interessados, as inscrições  deverão ser realizadas até o dia 18 de maio no site do evento. É necessário pagar taxas de R$10,00 a R$ 30,00, dependendo do perfil do participante e enviar o comprovante e a ficha de inscrição para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A programação completa está disponivel  aqui.

Submissão de resumos

Nesta  edição, os organizadores do evento inovaram trazendo Grupos de Trabalhos (GTs). Poderão ser submetidos resumos simples e aqueles que forem aprovados pelo Comitê Científico do Evento, serão apresentados oralmente no dia 4 de junho, e publicados nos Anais do Evento com ISBN.

Eixos Temáticos disponíveis para submissão de resumos:

1. Ecodinâmica Ambiental e Recuperação de Áreas degradadas;

2. Ecologia Humana e Biodiversidade;

3. Ecopedagogia e Sustentabilidade Socioambiental;

4. Gestão e Educação Ambiental;

5. Meio Ambiente e Sustentabilidade;

6. Saúde Humana e Contaminação Ambiental;

7. Interdisciplinaridade e Ensino em Foco: áreas que dialogam.

Os resumos deverão ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., juntamente com o comprovante de pagamento e a ficha de inscrição. 

O  evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente (Grima) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano  (IF Sertão-PE) com o apoio da Universidade de Pernambuco (UPE), da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), da Universidade Federal do Vale do São Francisco(Univasf), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa)  e  Serviço Social da Indústria (Sesi)