Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Reitora eleita e servidora do IF Sertão-PE são homenageadas pela Câmara Municipal de Petrolina

A Câmara de Vereadores de Petrolina condecorou na noite de ontem (31), com a Medalha do Mérito Josepha Coelho, a diretora de Ensino do campus Petrolina e reitora eleita do IF Sertão-PE, professora Leopoldina Veras, e a servidora administrativa do campus, Solange Gomes, que receberam a comenda por iniciativa do vereador José Batista da Gama. O evento encerrou as comemorações do Mês das Mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. No total, 30 mulheres que contribuem para o desenvolvimento da cidade e da região foram homenageadas.

 

Servidoras do IF Sertão-PE entre as trinta sertanejas homenageadas
pelo protagonismo nas suas áreas de atuação em Petrolina

No plenário da Câmara houve a presença dos parlamentares municipais, familiares, colegas, representantes dos setores da educação e da população de modo geral, além de entidades representativas das mulheres, a exemplo do Movimento de Mulheres Negras, que discursaram e lembraram que além da comemoração, era preciso reafirmar a luta pelo respeito e pela igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres. 

Homenagem foi uma iniciativa do vereador José Batista da Gama,
que também é professor do Instituto Federal

A homenagem é um reconhecimento às mulheres que contribuem com o seu protagonismo para o desenvolvimento e o engrandecimento de Petrolina. O vereador José Batista da Gama, que também é professor do campus Zona Rural da Instituição, enalteceu o trabalho realizado pelas duas colegas: "a professora Leopoldina é graduada em Química, concluiu o mestrado e o doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Em 2007, foi aprovada em concurso para professor do Instituto Federal e agora foi eleita reitora para a satisfação dos nossos jovens petrolinenses. Já a professora Solange, saiu daqui em 1985 para estudar em Brasília, lá iniciou sua graduação, voltando quatro anos depois para concluir o curso de Ciências Biológicas na UPE. Depois concluiu o mestrado em Tecnologia Ambiental no ITEP, e há 26 anos trabalha no campus Petrolina", afirmou o vereador.

Reitora eleita prometeu empenho no mandato que irá assumir,
no sentido de fortalecer ainda mais a educação em Petrolina e na região.

Convidada a falar, a professora Leopoldina Veras lembrou da sua trajetória de menina humilde, que deixou o convívio com seus onze irmãos no sertão do Ceará, indo para Fortaleza estudar. A professora falou ainda sobre os futuros desafios que terá no comando do IF Sertão-PE: "eu quero aqui ratificar o compromisso que eu assumi com a sociedade de Petrolina e com a sociedade pernambucana, de fortalecer o ensino, de fortalecer a educação e fazer com que muitos dos filhos de vocês possam estar também conquistando seu espaço. Parabéns a todas as mulheres. Eu quero dizer que estou muito feliz por estar aqui", concluiu a futura reitora.

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300