Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Promovendo a inclusão, coordenação do curso de Edificações realiza cerimônia de encerramento de oficina de Libras

Na última sexta (03), a coordenação do curso de Edificação do campus Petrolina do IFSertãoPE reuniu alunos e professores para o encerramento de oficina de Libras. A capacitação foi promovida com o intuito de motivar a comunicação e interação dos alunos com o estudante surdo Igor de Souza Lima, que também está estagiando no laboratório de Edificações. 

 

Com o apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), as oficinas foram realizadas no mês de maio, duas vezes por semana, e possibilitou melhoria nas relações entre os estudantes e, também, no desempenho e autoestima de Igor.

“No início do estágio, ele costumava ficar isolado e desanimado, pois, mesmo com a presença do intérprete, eles podem se sentir excluído por não conseguirem interagir. No decorrer da oficina, Igor passou a se sentir parte da turma, e sua atitude, que era muitas vezes passiva, passou a ser de agente do conhecimento, pois, além da interação, ele está sempre ensinando Libras para os colegas, deixando-o cada vez mais animado”, explicou a servidora e intérprete de Libras do campus, Raquel Santos. 

No encerramento, alguns alunos envolvidos relataram a experiência positiva de ter contato com a Libras e a cultura surda. Eles também se mostraram entusiasmados para continuar aprendendo e interagindo mais efetivamente com as pessoas surdas. 

“O sucesso da oficina mostra a importância de ações como essa, como sugestão para outras coordenações, pois promove a efetiva inclusão, a difusão da Libras e o sentimento de pertencimento dos alunos. A experiência exitosa é um exemplo para todos e motiva a realização de futuras oficinas a serem realizadas com o objetivo de tornar o nosso campus cada vez mais inclusivo”, finalizou Raquel. 

 

Além de Igor, Melque Zedeque, que é estudante surdo do curso Médio Integrado em Informática, também está estagiando na  Coordenação de Suporte, Manutenção em Tecnologia da Informação e Comunicação do campus Petrolina. 

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300