Com temas diversos e atuais, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021 do campus Petrolina é realizada

Entre os dias 07 e 09 de dezembro, o campus Petrolina do IFSertãoPE promoveu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Temáticas específicas das mais diversas áreas do conhecimento e também da própria ciências foram apresentados e compartilhados em palestras, minicursos e oficinas por professores e alunos do IFSertãoPE e de outras instituições de ensino do país.

Mesa de abertura refletiu importância do tema desta edição

Estiveram presentes na mesa de abertura o pró-reitor de pesquisa, Francisco Kelsen, que representou a reitora Leopoldina Veras, o diretor-geral, Fabiano Marinho, o coordenador de pesquisa, inovação e pós-graduação, Iuri Ozires, e a presidente da comissão organizadora e coordenadora de extensão, Anne Rose Rodrigues.

Apresentação artística com o egresso do curso de Licenciatura em Música, Ivan Greg, animou o evento

“É uma imensa alegria conduzir este evento significativo para nossa instituição. Agradeço a todos os membros, coordenadores de cursos, estudantes, egressos e instituições parcerias pela colaboração na concretização da SNCT”, pontuou Anne Rose. Para o coordenador de pesquisa, inovação e pós-graduação, Iuri Ozires, é urgente pensar ciência coletivamente.  “Diante desse cenário de pandemia e de degradação ambiental, a ciência precisa assumir, mais do que nunca, um papel cidadão, para além do lucro, para além do bem-estar individual, proporcionando dignidade e melhoria da qualidade de vida para todos”, refletiu.

Estudantes, egressos e professores trouxeram temas diversos e atuais para o debate

Iniciando a programação, os professores doutores do IFSertãoPE, Clecia Simone, Marcos Lima e Francisco Kelsen, debateram sobre o tema norteador desta edição da SNCT: “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o futuro do planeta”.

Minicursos integraram programação

Durante os dias seguintes, os participantes se revezaram em salas virtuais e canal de vídeos onde foram realizas diversas palestras, oficinas e minicursos. Nas três modalidades de apresentação, temas atuais, como “Biogás: oportunidade e desafios”, “O uso de materiais recicláveis como instrumento de didática no ensino" e “Canva: uma alternativa ecológica e econômica para às mídias físicas”, estiveram presentes.

Público pôde participar de oficinas

Integrou a programação a 4ª edição da Mostra de Projetos de Extensão do campus Petrolina do IFSertãoPE, em que os participantes do Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (PIPBEX), vinculados aos edital nº 43/2020 e remanescentes do edital nº 65/2019 puderam socializar ações desenvolvidos no ano de 2021.

Estudantes extensionistas apresentaram projetos desenvolvidos junto à comunidade

"Excelentes palestras e temas relevantes. Agradeço à instituições por oportunizar este momento", avaliou o espectador Eduardo Cordeiro. Para o participante Sergio Motta, a SNCT é muito relevantes, pois "momentos como este, de informação e discussão, são importantes e fundamentais. Parabéns ao IFSertãoPE e envolvidos".

Todo conteúdo ficará disponível para acesso no canal do YouTube, acesse aqui

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus