Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Celebrando 15 anos de existência do curso de Licenciatura em Física, campus Petrolina promove segunda Semana de Física

Entre os dias 03 e 05 de novembro, o campus Petrolina do IFSertãoPE promoveu a segunda edição da Semana de Física, que, além de fomentar a divulgação científica junto a toda comunidade, comemorou os 15 anos de existência do curso de Licenciatura em Física na unidade de ensino.

 
Mesa de abertura virtual contou com a presença de gestores, professor e aluna

A mesa de abertura virtual contou a participação da reitora Leopoldina Veras, do diretor-geral, Fabiano Marinho, do professor e presidente da comissão organizadora, Bruno Gomes, da aluna, Dalila Giovanna, e do intérprete de libras, Mirrael. Além de parabenizar todos os envolvidos na organização, a reitora Leopoldina Veras destacou a importância do evento para estudantes e participantes. “Feliz por este espaço para discutir a Física em seus mais diversos contextos e que, mesmo distantes dos grandes centros, possibilita o acesso e aprimoramento dos conhecimentos na formação de professores e acadêmicos”, pontuou. “É com muito orgulho que ofertamos para a sociedade um curso bem avaliado pelo MEC e com um conceito 04, em uma escala de 0 a 5, que considera infraestrutura, grade curricular, capacitação dos professores, entre outros. Parabenizo e desejo um excelente evento”, declarou o diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho.   

 
Apresentação cultural marcou abertura oficial

Em mesas-redondas e palestras, estudantes, profissionais da área, professores do IFSertãoPE e também de outras instituições trouxeram para apresentação e debate temas diversos, como ‘Origens da física estatística - probabilidades e modelos físicos’, professor Silvio Roberto Salinas (USP), ‘Ciência contra o crime’, professora Magda Cristina Tavares (IFPE), ‘Lua: o que sabemos sobre nosso satélite natural Palestra’, Erivelton Façanha (IFSertãoPE), dentre outros. 

 
‘Origens da Física Estatística' (Silvio Salinas – USP) e ‘A física dos dispositivos bioinspirados’ (Helinando Pequeno Oliveira - Univasf) foram alguns dos temas abordados 

Além dessas temáticas relacionados à própria ciência, o evento abordou assuntos atuais e importantes para a formação e atualização, como a palestra ‘Reforma do ensino médio: Expectativas e Repercussões na Formação da Juventude’, ministrada pelos professores Angelisa Clebsch (IFC) e Ramon de Oliveira (UFPE), e a mesa-redonda ‘Mulheres na Física: as trajetórias de egressas e professoras do IFSertãoPE’.  

 
Professores e pesquisadores se revezaram em diversos contexto dessa área da ciência

Finalizando a programação, sessão especial em homenagem aos 15 anos do curso reuniu, além de alunos e professores, egressos e ex-docentes que fizeram parte dessa história. O momento rememorou conquistas, desafios e importância de projetos desenvolvidos, a exemplo do PIBID e Residência Pedagógica. Além disso, foi realizada homenagem ao professor Jorge Batista Fernandes (in memoriam).

 
A mesa-redonda ‘Mulheres na Física: as trajetórias de egressas e professoras do IFSertãoPE’ integrou a programação

“Quero parabenizar a todos, professores e alunos, pelos 15 anos do Curso de Licenciatura em Física do IFSertãoPE, e também aos envolvidos neste belíssimo evento, obrigado.”, avaliou José Riroxy Ribeiro. O discente Jauahallau-nehu Evangelista Cunha parabenizou e enalteceu a ação. “Evento de grande importância para nós, alunos do curso de Licenciatura em Física, pois, quanto maior o conhecimento, melhor”, afirmou. 

  
Sessão de encerramento, homenageou comunidade acadêmica e relembrou surgimento e desenvolvimento do curso na instituição

Todo conteúdo ficará disponível para acesso no canal do YouTube do campus, acesse aqui

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, S/N, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300