Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

V Encontro de Educação Musical e V Semana da Música são realizados pelo campus Petrolina

Com uma vasta programação, que contemplou palestras, entrevistas, apresentações culturais, recitais e mesas-redondas, entre os dias 18 e 21 de Outubro o campus Petrolina do IFSertãoPE, através do curso de Licenciatura em Música promoveu o V Encontro de Educação Musical e a V Semana da Música. O evento reuniu pessoas de todo o país e contribui para o aprimoramento dos conhecimentos, troca de experiências e enriquecimento da formação dos participantes. 

 
Mesa de abertura reuniu professores, gestores e coordenadora

A mesa de abertura contou com a presença da reitora, Leopoldina Veras, do diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, do coordenador do curso, Glenio Vilas Boas, da coordenadora de extensão, Anne Rose Rodrigues, e do professor e presidente da comissão organizadora, Matheus Henrique Barros. “Para nós é uma alegria muito grande estar realizando esses eventos, depois de um ano tão desafiador por conta da pandemia do coronavírus. Realizá-los é também um ato de resistência, frente às dificuldades impostas pela pandemia”, pontuou Matheus Barros.

Abrindo oficialmente o evento, a reitora Leopoldina Veras desejou um bom evento e refletiu sobre o papel e força da música na região do Vale do São Francisco. “É uma imensa satisfação participar desse evento e ratificar que, mesmo bom as dificuldades, não recuamos. Parabenizo a todos que fazem parte da instituição e que se envolveram para esta realização. Estamos situado numa região em que a musicalidade e a poesia são tradições, está na essência do nosso povo. Além disso, a música é essencial para o desenvolvimento do ser humano, desde a formação básica até a pós graduação", afirmou. 

 
Além de palestra, primeiro dia contou com a participação da 'Sertão WoodBrass Band'

Logo após, dando início a programação, a professora da UnB, Flávia Narita, trouxe para o debate as relações de Paulo Freire com a Educação Musical. Apresentação da Sertão WoodBrass Band encerrou as atividades do primeiro dia. 

 
Egressos compartilharam suas experiências em mesas-redondas

No segundo e terceiro dias, além de entrevistas, lançamento de livro e apresentação cultural, aconteceram as mesas-redondas ‘Ações e reações em meio à pandemia’ e ‘Existe vida após a graduação’, em que egressos compartilharam suas experiências e desafios profissionais em meio ao isolamento social e no mercado de trabalho. 

 
Experiências de ensino remoto emergencial de música foram compartilhadas pela professora do Colégio Pedro II, Juliana Chrispim

Discentes apresentaram recitais, que fazem parte de atividades de disciplinas do curso, e tiveram sua apresentações analisadas posteriormente. Um das participantes convidadas, a professora do Colégio Pedro II (RJ), Juliana Chrispim, trouxe para o evento suas experiências de ensino remoto emergencial de música nos anos iniciais. 

 
Recitais comentados complementaram a programação

Na quinta (21), terceiro e último dia, encerrando a programação, alunos apresentaram recital comentado e a professora Vivian Madalozzo, da PUC-PR, explanou sobre a educação musical na infância em tempos de pandemia. 

 
O livro "Tempo/espaço da Música: ideias para criar curso on-line e semipresencial", de autoria da professora Juciane Beltrame (UFPB) foi lançado. Último dia contou ainda com palestra da docente Vivian Madalozzo (PUC-PR)

“Gratidão. Parabéns a todos os envolvidos nesse grande evento”, avaliou Meyrla Lins. Para o participante Gabriel de Lima, o evento “foi um suspiro na pandemia. Gratidão demais a todos os envolvidos nesses trabalho”.

Todo o conteúdo ficará disponível para acesso no canal do YouYube do campus, confira aqui. 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, S/N, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300