Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Petrolina promove diálogo sobre implantação da Curricularização da Extensão nas grades dos cursos superiores

Entre o período de 09 e 28 de setembro, a comissão local do campus Petrolina do IFSertãoPE, responsável pela implantação da Curricularização da Extensão, realizou uma série de encontros com representantes do Núcleo Docente Estruturante, colegiado e coordenação dos cursos superiores.  O intuito foi esclarecer acerca da temática e orientá-los quanto ao processo de incorporação de, no mínimo, dez por cento da carga horária total das suas matrizes curriculares dos cursos de ensino superior para atividades de extensão, em áreas de grande pertinência social, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação e Resolução Nº 07/2018 (CNE/CES)

Conforme Resolução Nº 01/2020 (CNE/CES), todas as instituições de ensino superior precisam realizar a inserção de atividades extensionistas nas suas matrizes curriculares até dezembro de 2022. No âmbito do IFSertãoPE, a Curricularização é regulamentada pela Resolução CONSUP Nº 07/2021, que estabelece os conceitos, princípios e diretrizes no âmbito institucional respaldada pela legislação vigente, construída por coordenadores de extensão e representantes do ensino de todos os campi.

 

Os encontros foram conduzidos pela coordenadora de extensão, Anne Rose Rodrigues, que trouxe para discussão aspectos pertinentes para auxilio na compreensão sobre o processo da Curricularização. A comissão local é presidida pelo chefe do Departamento de Ensino Superior, Robson Mascarenhas, e possui como membros, além de Anne Rose Rodrigues, os coordenadores dos cursos superiores Marcelo Olinda (Tecnologia em Alimentos), Ubirajara Nogueira (Lic. em Computação), Lincoanderson de Oliveira (Lic. em Física), Gizelle Angela Vieira(Lic. em Química), Glênio Vilas (Lic. em Música), a representante docente, Mônica Mascarenhas, e representante do núcleo pedagógico, Andrezza Castro.

 

"A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político ,educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”. (Resolução CNE/CES nº 7 de 18/12/2018)

Para a coordenadora de Extensão, Anne Rose Rodrigues, a Curricularização da Extensão, no IFSertãoPE, contribuirá ainda mais com a formação integral e cidadã dos discentes, pois " em articulação com o ensino e a pesquisa, ampliará a sua atuação junto à comunidade externa, através do diálogo contínuo e realização de diversas atividades, problematizadas a partir realidade, a qual terá o discente como protagonista na busca por soluções", pontuou. 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, S/N, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300