Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Fomentando a pesquisa científica e sua popularização junto à comunidade da região do Vale do São Francisco, campus Petrolina realiza I Feira de Ciências

No último sábado (25), o campus Petrolina do IFSertãoPE promoveu sua I Feira de Ciências. O evento, fruto de um projeto PIpBEX, reuniu, além da comunidade acadêmica da instituição, professores e estudantes da rede pública de ensino da região do Vale do São Francisco e, também, de outras localidades.  A recepção inicial foi conduzida por Daniel Berg, professor orientador, Lucas Santos, aluno bolsista, Anne Rose Rodrigues, coordenadora de extensão, e Bruno Gomes, professor e membro da comissão organizadora.

 

Mediada pelo coordenador do Museu de Ciências Ricardo Ferreira, da cidade Petrolina (PE), Marcos Ribeiro, a palestra de abertura contou com a participação do professor doutor da UFPE e diretor do Espaço Ciência (Olinda-PE), Antônio Carlos Pavão, referência em Pernambuco e no Brasil quando o assunto é divulgação científica. Pavão compartilhou suas experiências, vantagens de “ensinar ciências fazendo ciência” e um breve histórico da inclusão prática da área no ambiente escolar. Além disso, o docente ainda esclareceu dúvidas dos participantes. 

 

Logo em seguida, incentivando a troca de experiências e dando continuidade a programação, teve a apresentação da Mostra de Experimentos. Envolvendo diversas áreas da ciência, de forma síncrona ou assíncrona, os estudantes apresentaram suas pesquisas e resultados obtidos em diversas áreas do conhecimento. Ao final das apresentações, banca avaliadora classificou três equipes finalistas. Além de certificados e medalhas, elas representarão a feira na 27ª edição do Ciência Jovem, na cidade de Olinda (PE).

 

"Essa foi nossa primeira Feira de Ciências e foi uma experiência fantástica. O evento foi a culminância de um projeto de extensão que visa promover a ciência e a divulgação científica. Mesmo de forma remota, foi possível a realização do evento que contou com diversos projetos interdisciplinares. Pretendemos dar continuidade ao projeto, que visa descobrir talentos e fomentar a Ciência no Vale do São Francisco. Já estamos pensando em 2022", avaliou o coordenar e professor orientador, Daniel Berg.

 

Para o bolsista Lucas Goudinho, a iniciativa estimula o intercâmbio de relações  e conhecimentos. "Além de ser importante para estimular a sede pela ciência, tanto na comunidade como nas escolas, uma feira de ciências regional, como a que foi realizada, pode aumentar a integração das escolas e possibilitar a transferência de conhecimento prático entre os estudantes."

 

“Foi um prazer participar deste evento. Gostaria de agradecer a minha orientadora e equipe gestora pelo suporte e dizer que é possível, sim, fazer ciência e pesquisa”, avaliou Jontas Araújo. "Quero agradecer a comissão e parabenizar o IFSertãoPE pelo estímulo. É muito gratificante ter uma instituição como essa reconhecendo nosso trabalho”, pontuou a professora Flávia Jussara.

Confira as equipes finalistas por ordem de classificação:

1º Produção de Composto Orgânico usando Resíduos sólidos de Colossoma macropomum

(Tambaqui ou pacu vermelho)

*Nome da Escola:* EREM Professora Maria Wilza Barros de Miranda

Discentes: Jonatas Araújo Matias e João Vitor de Sales Leandro

Orientadora: Flávia Jussara de Santana Menezes

 

2º Obtenção da farinha proteica a partir da folha de mandicoca (maninhot.sp)

*Nome da Escola:* EREM Professora Maria Wilza Barros de Miranda

Discentes: Vitor Gabriel Martins da Silva e Lucas Soares Alencar

Orientadora: Flávia Jussara de Santana Menezes

 

Colorindo a Vida

*Nome da Escola:* EREM Professora Maria Wilza Barros de Miranda

Discentes: Isla Mirely Cerqueira dos Santos e Arthur Caleb Amorim Costa da Silva

Orientadora: Helena Aparecida da Silva

 

Todo conteúdo ficará disponível para acesso no canal do YouTube do campus, acesse aqui

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, S/N, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300