Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Produzidos por alunos e docente do campus Petrolina, programas de áudios debatem temáticas locais e difundem conhecimento na rede

Incentivar a difusão de saberes produzidos pelos próprios discentes, subsidiados e orientados pela instituição, foi o objetivo principal do projeto de Extensão 'IF Cast - Sertão PE: Produção e difusão de conteúdos pelo formato de mídia PodCast'. A ação foi aprovada pelo Edital Pipbex Nº 43/2020 e executada, durante os últimos cinco meses, por alunos, egressos e professor do campus Petrolina do IFSertãoPE, com envolvimento da comunidade acadêmica.

  

Os episódios foram produzidos por alunos bolsistas e voluntários do projeto. Compõem a equipe: Elias Gláucio e João Davi, estudantes do ensino médio integrado Técnico em Química e Informática, respectivamente, e Ludwig Nunes, ex-aluno do campus e que atualmente faz o curso de Licenciatura em Biologia na UNIVASF. Eles contaram com a orientação do professor de filosofia do campus Petrolina, André Ricardo.

Os programas tiveram participação de professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, assim como a colaboração de alunos e egressos do IFSertãoPEAo todo, quatro programas foram produzidos entre os meses de abril a agosto e abordaram os seguintes temas: 'História de Petrolina', 'Pesquisa em ciência', 'Histórias e memórias do curso de Edificações do campus Petrolina' e 'Histórias e Memórias de Laboratório'.

“Todo o mérito do projeto é dos alunos participantes. Eles têm autonomia para escolher os temas a serem debatidos, bem como os eventuais convidados. O papel do coordenador é propositivo e mediador, concretizado entre as orientações técnicas e teóricas até a execução do projeto”, destacou André Ricardo. 

Para o licenciando, Ludwig Nunes, que no início do projeto cursava o ensino médio integrado, “fazer o podcast é uma maneira de divulgar o que fazemos na instituição de uma maneira descontraída, simples e através de uma tecnologia popular hoje em dia”.

Os podcasts foram difundidos pela web e estão disponíveis em plataformas de uso livre e gratuito, a exemplo do Anchor, Spotify e Google Podcats. 

Acesse aqui uma das plataformas e confira todo conteúdo produzido. 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, S/N, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300