1º Encontro de Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Sertão Semiárido São Franciscano: indígenas, quilombolas e camponeses" e a "1ª Jornada em Defesa da Reforma Agrária - Sertão PE/BA 2015 acontece com excelência no Câmpus Petrolina

Entre os dias 27 e 30 de abril, o câmpus Petrolina do IF Sertão-PE, realizou uma serie  de atividades com  o objetivo  de fomentar as discussões e reflexões acerca das temáticas étnico-raciais e socioambientais nos Sertões do Vale do São Francisco. As ações foram realizadas através do 1º Encontro de Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Sertão Semiárido São Franciscano: indígenas, quilombolas e camponeses" e a "1ª Jornada em Defesa da Reforma Agrária - Sertão PE/BA 2015.

O evento reuniu   estudantes, professores e pesquisadores de várias instituições de ensino, além de representantes de grupos de estudos e de organizações indígenas, quilombolas, camponeses e  movimentos sociais.

Evento contou com a participação de representantes de vários grupos sociais

“Esses quatro dias de evento, foram fundamentais para discutirmos os espaços das  minorias e de comunidades tradicionais no Semiárido. Foi um momento ímpar que deve ser seguido por outras instituições de ensino, afinal a função de inclui também é nossa, disse o Coordenador do Opará- Centro de  Etnicidade - da Universidade Estadual  da Bahia (Uneb), Carlos Alberto. Já a docente da Uneb, Luzineide Dourado, falou  da heterogeneidade dos participantes do evento. “ Parabenizo a instituição pela iniciativa de pautar essas discussões. Estou vendo aqui alunos do Ensino Médio, Superior e Mestrandos dialogando em torno do conhecimento, disse a docente.

Evento reuniu estudantes do Ensino Médio, Superiore de Pós-Graduação 

O professor  da Universidade Federal do Vale do São Francisco , Jackson Roberto, também falou da relevância do evento. “Foi uma iniciativa muito boa, principalmente para quem trabalha com Química e Farmacológica de Plantas Medicinais, pois grande parte do conhecimento da ciência  vem do homem do campo. Uma boa oportunidade de troca de conhecimento popular e científico”, ressaltou o docente. 

Grupo de rapper finalizou o evento

O  evento, que contou com  rodas de conversas  grupos de trabalhos, minicursos, mostra de audiovisual, oficinas e atrações culturais,  finalizou na tarde do 30,  com a apresentação do grupo  P1 Rappers Juazeirenses.