Atividades diversificadas marcam o segundo dia da XVII Jince/JID 2022

Apresentações de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas, exposições e visitas guiadas pelo campus… Estas são algumas das diversas atividades que marcaram o segundo dia da XVII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) e da XII Jornada de Iniciação à Docência (JID), que tiveram início na tarde de ontem (16) no campus Petrolina Zona Rural. De forma paralela às jornadas, acontecem nesta quinta (17) e sexta-feira (18), respectivamente, o III Seminário de Pós-Graduação e a IX Mostra de Inovação e Empreendedorismo, resultando em três dias de intensa programação.

Se nos dois anos anteriores a programação ficou restrita basicamente às plataformas digitais, em virtude das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, este ano os eventos foram marcados pela presença massiva de estudantes, professores e técnicos administrativos dos sete campi da instituição, além de expositores, pesquisadores e outros participantes externos. Em diversos espaços do campus, o que se via era uma intensa movimentação de pessoas, algumas das quais participavam dos eventos pela primeira vez.

Este era o caso dos estudantes Victor Correia e Joyce Macedo, que compõem a equipe de monitores do campus Petrolina Zona Rural e estão diretamente envolvidos na organização das atividades. Para ambos, a participação nas jornadas representa não apenas um momento de integração, mas sobretudo de grande aprendizado: “Eu acho que é importante conhecer novas pessoas, adquirir novos conhecimentos e experiências para além da sala de aula”, destaca Joyce, aluna do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do campus Petrolina Zona Rural.

Uma opinião semelhante também foi partilhada pelo estudante de Agronomia do mesmo campus, Romildo Celestino, que já participa dos eventos pela segunda vez. Romildo, que é também egresso do curso técnico subsequente em Agropecuária do campus Santa Maria da Boa Vista, lembra-se de ter participado da última edição presencial dos eventos, realizada há mais de três anos no campus Floresta, em setembro de 2019. “É uma forma de levar o conhecimento da sala de aula para a prática”, acredita.

De fato, as numerosas ações realizadas ao longo desta quinta-feira (17) parecem comprovar que não é por acaso que as jornadas e os demais eventos paralelos já se firmaram como os mais emblemáticos no calendário anual de atividades do IFSertãoPE. Além das já tradicionais apresentações científicas e culturais, este ano a programação dos eventos também foi marcada pelos chamados “circuitos do conhecimento”, possibilitando aos participantes inscritos a realização de visitas guiadas em diversas estações de produção animal e vegetal do campus Petrolina Zona Rural, além de outras atividades em campo. Projetos como a Trilha Agroecológica Inclusiva, o Horto Medicinal Orgânico, a Área da Batata Doce Biofortificada, a Agrofloresta e muitos outros foram acompanhados de perto pelos estudantes, que puderam conhecer in loco algumas importantes iniciativas desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica nas instalações do campus.

Segundo a coordenadora local dos eventos, Rosilene Oliveira, a edição deste ano foi concebida para contemplar o maior número possível de atividades voltadas para um público bastante heterogêneo, não se restringindo apenas às apresentações científicas que, inicialmente, predominavam nas primeiras edições da Jince. “Anteriormente, a Jince era pensada de uma forma mais científica porque, de fato, era um evento de caráter predominantemente científico: era um momento em que os estudantes faziam as apresentações dos seus projetos. Hoje é diferente, porque não é somente a Jince/JID. Há também o Seminário de Pós-Graduação, que foi incorporado, e também a Mostra de Inovação e Empreendedorismo”, contextualiza Rosilene.

“Desta vez, pensamos em organizar um evento que possibilitasse uma maior integração das pessoas e que tivesse uma ‘pegada’ mais cultural e leve, já que as pessoas ficaram bastante tempo isoladas durante a pandemia”, explica a coordenadora. “Então, nós pensamos numa Jince que fosse diversa, com uma programação para todos os públicos. Embora científico, é um evento que hoje contempla diversas atividades, justamente para torná-lo mais leve, mais prazeroso para os participantes”, conclui.

A programação dos eventos prossegue até esta sexta-feira (18), envolvendo atividades presenciais, virtuais ou híbridas. Confira a relação completa das atividades na página da XVII Jince/JID 2022

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49