Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Petrolina Zona Rural participa do dia de campo de batata-doce biofortificada no Circuito AGE Rural

Atendendo ao convite da Agência Municipal do Empreendedor de Petrolina, PE, centenas de agricultores(as), além de representantes de Cooperativas, Associações e a equipe do Projeto “Nas ramas da Esperança: implantação do banco de gesmoplasma e distribuição de ramas de batata-doce biofortificada como estratégia de redução da pobreza extrema no Estado de Pernambuco” participaram, no último sábado (17), do Circuito AGE Rural e do dia de Campo de batata-doce biofortificada. O evento teve como objetivo distribuir ramas de batata-doce biofortificada como estratégia na promoção do desenvolvimento social e econômico das comunidades do interior do Petrolina.

O evento foi realizado à tarde, na avenida principal do Distrito de Uruás. Na oportunidade foi apresentada a equipe do projeto e, em seguida, o bolsista/pesquisador Guilherme Alves foi convidado a palestrar para os agricultores sobre o tema: “A importância da batata-doce biofortificada como estratégia de superação da insegurança alimentar”. O dia de campo teve como objetivo sensibilizar e despertar nos agricultores a importância social, econômica e ambiental para o uso de novas tecnologias como estratégia de superação da insegurança alimentar no Estado de Pernambuco. Ao final foram distribuídas, gratuitamente, 2460 ramas para agricultores e líderes de associações interessados no cultivo.

Campus Petrolina participou do Circuito AGE Rural

As ramas das variedades ‘CIP-BRS-Nuti’ foram obtidas por meio de cessão pela Embrapa Hortaliças, através do doutor Alexandre Mello, responsável pela entrega do material vegetativo ao projeto. O banco de multiplicação de mudas está localizado no Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão Pernambucano e está sob a coordenação geral dos servidores: Prof. Dr. Erbs Cintra, Prof. Dr. Rodolfo Feitosa e Prof. Esp. Delmo Freire. O projeto recebe apoio financeiro da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, por meio do Edital nº 11/2021. Além das famílias atendidas e acompanhadas pelo projeto na Associação de Moradores e Pequenos Agricultores do N-4, a Coordenação tem recebido inúmeras demandas de agricultores, associações e outros órgãos para doação das ramas-sementes que tem apresentado tolerância a seca e tem despertado o interesse também de criadores da ovinocaprinocultura como estratégia de alimentação animal.

O Circuito AGE Rural foi organizado pela Agência Municipal do Empreendedor de Petrolina, PE, e o dia de Campo contou com o apoio do Departamento de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Rural do IFSertãoPE/Campus Petrolina Zona Rural, por meio do seu Diretor Delmo Freire e dos bolsistas pesquisadores Guilherme Alves, Guilherme Costa, Jamily Santos e Joalisson Lima.

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050