Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

No terceiro dia da SELIB, alunos e bibliotecária do campus Ouricuri produziram um Cordel

Ocorreu, na última quarta-feira (21), no campus Ouricuri do IF Sertão – PE, o terceiro dia da primeira Semana do Livro e da Biblioteca (SELIB). Nesse dia, aconteceu uma oficina de Cordel ministrada por Albeniza Gomes e uma nomeada de Leitura: Imagens para além do Olhar pelo fotógrafo Lídio Parente.

Lídio Parente explicou os objetivos da oficina. “Ela é de leitura de imagem. É como um treinamento para interpretação e contextualização dos fatos. Mais atenção do que passa ao seu redor. Num segundo momento, os alunos fotografaram e vão fazer uma leitura do trabalho realizado’, disse.

A aluna da turma de Informática 2012.1, Luiza Moura, opinou sobre a oficina. “Eu achei ótima. Abordamos tipos de fotografia, os ângulos e o significado de cada uma”, contou a estudante.

No período vespertino, A bibliotecária do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Albeniza Gomes, ministrou uma oficina de Cordel, na qual ela explanou sobre rima, ritmo e métrica. Ao final, um Cordel de seis estrofes foi elaborado. “Fomos construindo coletivamente como os discentes. Foi um momento ótimo e interessante”, falou.  

A estudante da turma Informática 2015.1, Sandrele Guimarães, gostou bastante de ter participado do mini curso. “Aprendi que fazer cordel não é necessário apenas o talento, mas envolve toda uma técnica, que a dominando fica mais fácil de desenvolver com desenvoltura”, declarou.

Conheça o Cordel elaborado pelos alunos Sandrele Guimarães, Jaqueline Silva, Monique Ariane Miranda e Silva, Niemily Lopes Alencar, Guimisson Emanuel Januário, Luís Ezequiel Freire Agra de Sá, Luís Alonso Ferreira, Victor Messias de Macedo Costa e Matheus Vinícius, sob a orientação de Albeniza Gomes.

 

BATALHA BRASILEIRA

 

O Brasil está em crise

E com isso ele sofre

Vamos lá, economize

Para não secar o cofre

 

Se quisermos ir em frente

Nesta difícil batalha

Com olhar inteligente

Em busca de uma medalha

 

Devemos muito lutar

Por um mundo bem melhor

E não só se lamentar

Mas derramar o suor

 

Correr atrás é preciso

Força determinação

Nunca perder o sorriso

Tornar-se um campeão

 

Serenidade em agir

Com a paz no coração

E sempre interagir

Para o bem dessa nação

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99625-0014 / 99625-0156