Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Ouricuri realizou a terceira edição do Dia do Químico

Com o tema “A Química e suas Interfaces na Pesquisa Científica”, o campus Ouricuri do IFSertãoPE  promoveu, na última sexta-feira (18), a terceira edição do Dia do Químico. O evento foi  transmitido no canal de YouTube “cLQTube” e contou com a coordenação do professor Iran Luz.

 

A terceira edição do Dia do Químico foi iniciada às 8h da manhã com a abertura, que contou com as participações da reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, o diretor do campus Ouricuri, Paulo Alvacely, o chefe do Departamento de Ensino, Alcidênio Pessoa, o coordenador do curso de Química, Renato César, e o coordenador do evento, Iran Luz.

Neste mesmo turno, aconteceram as palestras “ Aplicações e contribuições da química no estudo de produtos naturais” e “ A quimiometria no controle de qualidade de produtos naturais”, que foram proferidas, respectivamente, por Ana Paula de Oliveira, Profa. Dra. Do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, e por  Elenilson de Godoy Alves Filho, Prof. Dr. Da Universidade Federal do Ceará. Link para a abertura e para as palestras do turno da manhã: https://www.youtube.com/watch?v=Hdlt8nimvrg.

No turno vespertino, ocorreram as palestras “Você conhece o ar que respira?”, “Joguei o plástico fora, e agora? A química explica” e “ Aplicação da Química em estudos de vestígios arqueológicos”, que foram ministradas , respectivamente, por João Flávio da Silveira Petruci, Prof. Dr. Da Universidade Federal de Uberlândia, por  Cristiane Vial, mestre  em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas, e por Benedito Batista Farias Filho, professor Dr. Da Universidade Federal do Piaui. Link para as palestras:https://www.youtube.com/watch?v=94hEcBcTf1k&t=8519s.

No turno noturno, aconteceram as palestras “Identificação de moléculas bioativas de plantas medicinais com potencial para inibir o vírus da SARS-CoV-2: Uma abordagem computacional (in silico)” e “ Design de nanomateriais para uso como agentes de teranóstica”, que foram proferidas, respectivamente, por  Francisco das Chagas Alves Lima, professor doutor da Universidade Estadual do Piauí, e por  Rodrigo da Silva Viana, doutor em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco.  Link para as palestras:https://www.youtube.com/watch?v=qTQFnQ_9ZCk&t=3913s.

Outras informações sobre o evento aqui.

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98122-2215/98122-3778