Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Câmpus Ouricuri esteve presente na Festa do Umbu em Parnamirim

No último sábado (14), ocorreu no município de Parnamirim, no sertão de Pernambuco, a segunda edição da Festa do Umbu, organizada pelo servidor do câmpus Ouricuri do IF Sertão-PE, Lídio Parente, que contou com apoio da instituição, através dos docentes e discentes do curso de Agroindústria, que ajudaram a preparar doce, conserva salgada, licor e geleia da fruta.

Doce, geleia, licor e conversa salgada de Umbu

Além de experimentação dos produtos feitos com umbu, houve também apresentações culturais como a Dança de São Gonçalo e Maculelê, declamações de poesia com Ramírio Nunes e Maurício Menezes e shows de Junior Baladeira, Mariano Carvalho, banda Licor de Camarones e VJ Teles. Estiveram presentes, os docentes Miguel Angel, Rejane Rodrigues e Julliana Melo bem como alunas do curso de Agroindústria do câmpus Ouricuri, além do diretor-geral, professor Jean Carlos.

“A festa do Umbu trata de duas temáticas importantes: A primeira trata da luta pela preservação do umbu quanto árvore da Caatinga, mas não puramente num viés ambiental, o umbuzeiro tem grande importância cultural e social, tendo vista que parte da população do sertão a usa como fonte de renda. A outra vertente tratada na festa é o resgate da cultura do caatingueiro, inicialmente, com a roda de São Gonçalo, declamação de poesia, forró pé de Serra, dentre outros. Daí sua imensa importância para região e a necessidade de seu fortalecimento”,disse o diretor do câmpus Ouricuri, o docente Jean Carlos.

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99625-0014 / 99625-0156