Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto Bora Sertanejar, do IFSertãoPE Campus Floresta, apoia empreendimentos com potenciais turísticos do Sertão de Itaparica para desenvolvimento nas áreas financeira, tecnológica e de marketing

Desenvolver consultorias para pequenos negócios de turismo no Sertão de Itaparica, além de promover o turismo na região, esse é o objetivo principal do projeto de extensão “Bora Sertanejar”, desenvolvido pelo IFSertãoPE Campus Floresta e que está atendendo gratuitamente 06 empreendimentos das cidades de Itacuruba, Belém do São Francisco, Floresta, Carnaubeira da Penha e Petrolândia.

 


Visita da Equipe de Consultores do Bora Sertanejar ao Balneário Som das Águas, em Petrolândia - PE

De acordo com o coordenador do projeto, professor José Emanuel Marinheiro, a atuação consiste na oferta de consultorias personalizadas para os objetivos e necessidades de cada empreendimento, nas áreas de administração financeira, administração de marketing e tecnologia da informação, planejamento e implantação de planos específicos para cada empresa. Uma grande equipe é responsável pelo apoio aos empreendedores, além do coordenador atuam ainda uma gerente, dez consultores, três orientadores técnicos e três mentores. 


Reunião do Coordenador do Bora Sertanejar com gerente e consultores do projeto, no IFSertãoPE Campus Floresta

A loja de Raimundo Bagaceira, comércio muito conhecido pelos moradores de Floresta e região, é um dos empreendimentos que participam do projeto Bora Sertanejar. No local a diversidade de produtos que podem ser encontrados e a expertise da família em atender é o que chama a atenção. São produtos voltados para agropecuária, peças em barro e alumínio, eletrônicos, peças e equipamentos diversos, compre e venda de móveis e eletrodomésticos, além de artesanato sertanejo,  tornando o comércio também um ponto cultural e de potencial turístico.

 A loja de Raimundo Bagaceira é um dos estabelecimentos mais conhecidos de Floresta-PE (Foto Nandinho de Raimundo)

De acordo com Nandinho de Raimundo, filho do proprietário, o comércio familiar que tem à frente Raimundo Bagaceira é administrado com o apoio da esposa, dona Lurdes do Nascimento e dos filhos Nandinho e Renivânio do Nascimento, teve início em 1994 na cidade de Serra Talhada, e desde 1999 têm o ponto fixo em Floresta com a loja. Para Nandinho, participar do projeto Bora Sertanejar é uma oportunidade de expandir o comércio digital e o marketing, além de aprender mais sobre finanças.

            

 “O projeto Bora sertanejar chegou até mim através do professor Emanuel do IF, eu concordei em participar por que eu gosto muito de cultura e eu quero aprender como divulgar mais o comércio, quero montar o Instagram da loja e o Facebook; eu quero fazer vender pela internet por que nos dias atuais se a gente não se atualizar fica para trás, e eles vão me ajudar com isso. Eles já estão planejando como vão me ajudar, a gente já começou, já sentou e conversou, e eles estão trabalhando nisso para depois a gente botar em prática. A equipe já veio duas vezes na loja, fez foto, vídeos, conversaram com meu pai, e estamos caminhando devagarzinho, mas tô gostando e achando que vamos gerar bons frutos, tanto para mim como para o projeto Bora Sertanejar, eu tô confiante que vai dar tudo certo”, afirmou o lojista.

Equipe do projeto, e Nandinho , em frente ao comércio de Raimundo Bagaceira, em Floresta-PE (Foto: Nandinho de Raimundo)

A equipe do projeto Bora Sertanejar também está com muitas expectativas, José Emanuel acredita em melhorias nas áreas de interesse em todos os empreendimentos atendidos, “em conjunto, espera-se que as melhorias em cada uma dessas áreas signifique a remodelagem dos negócios, na perspectiva de adaptação ao ambiente e com foco no aproveitamento de oportunidades. Devido ao formato do projeto, espera-se, também, a consolidação de uma articulação institucional em torno do empreendedorismo e do turismo no Sertão, e o desenvolvimento de habilidades conceituais, técnicas e interpessoais, especialmente para os alunos envolvidos”, afirmou o professor de administração.

E são 11 os alunos que atuam no projeto, dentre bolsistas e voluntários dos cursos técnicos do IFSertãoPE Campus Floresta em Informática, Agropecuária e Administração, além do curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação, que integram a equipe de gerente e consultores. Já as equipes de orientadores técnicos e mentores é formada por Tássio Gonçalves e Sérgio Bento, professores de T.I. do IFSertãoPE; Arcanjo Neto e Kliver Lamarthine, professores das áreas de marketing e finanças da UNIVASF e profissionais especialistas nas áreas de atuação como Gabriel Fonseca, diretor-executivo da Agência Place e Hudson Soares, contador.


A Ilha de Rarrá em Petrolândia, e Catamarã, são mais dois empreendimentos atendidos pelos consultores, mentores e orientadores do Bora Sertanejar

A estudante Ester Fernandes de Souza, do 6º período do curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação, é um dos membros da equipe atuando como consultora. Ela garante que todos os membros estão inspiradas para fazer o melhor trabalho junto aos empreendedores sertanejos “Estamos todos empolgados com o projeto, pela proposta que ele traz e porque o intuito do projeto e da equipe é ajudar as empresas da nossa região relacionado ao turismo, em áreas que são muito importante para o crescimento, evolução, e manutenção das empresas. Eu atuo como consultora e integro a equipe de Marketing e TI, porém, a minha atuação e a de todos do projeto abrange todas as áreas que ele explora, o que agrega muitíssimo a aprendizagem e os resultados porque todos acompanham o andamento do projeto de modo geral” afirmou a estudante.


Em Carnaubeira da Penha - PE, o restaurante Caminho do Agreste também passa a contar com as consultorias e planejamento estratégico oferecido pelo Bora Sertanejar

A dinâmica da consultoria ofertada aos empreendedores do Sertão de Itaparica compreende cinco etapas: contato; coleta de dados e diagnóstico; estudo e planejamento; engajamento e implantação; e  avaliação e encerramento. A realização da primeira etapa do projeto Bora Sertanejar junto aos empreendedores foi realizada em junho, quando os consultores iniciaram o processo de coleta de dados por meio de visitas presenciais aos empreendimentos atendidos.

Para o início do processo de consultoria, os consultores também tiveram a oportunidade de se capacitar por meio de Imersão em consultoria: encontros de bate-papo com as empresas júniores Gerencie Jr, Prospere Jr e Solucione Jr; encontros de formação por área de atuação: marketing, finanças e TI; encontros de mentoria, e estudos sobre consultoria organizacional.


Encontro de mentoria e formação na área de tecnologia da informação para consultores

Para Ester Fernandes a participação no projeto além de contribuir com as empresas agrega na formação acadêmica dos bolsistas, e as expectativas com o Bora Sertanejar são as melhores. “Na minha opinião todas as partes desse projeto são bastante importantes, tanto o nosso crescimento pessoal e acadêmico, quanto o trabalho que vamos desenvolver nas empresas junto a seus gestores; todas as interações com os empreendedores foram bastante produtivas e muito receptivas. Participar do Bora Sertanejar, tem sido muito bom e tem agregado muito ao meu aprendizado como aluna, no projeto podemos pôr em prática muito do que aprendemos na sala de aula, podemos entrar em contado com as empresas e perceber como isso acontece na prática, além de podermos interagir entre nós da equipe e trocar conhecimento e experiência”, afirmou a estudante.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005