Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Estudantes do Campus Floresta estão classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas

Na tarde do dia 13 de julho, 76 alunos do IFSertãoPE Campus Floresta participaram da primeira fase da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas – OBMEP, que foi realizada de forma digital por meio da ferramenta Google Forms.

Organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática, com o apoio do CNPq e do Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Olimpíada objetiva servir de veículo para a melhoria do ensino da disciplina no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral. Para o professor de matemática Antônio Márcio, coordenador da OBMEP no Campus Floresta, a OBMEP e demais olimpíadas do conhecimento existentes no Brasil e no mundo são instrumentos educacionais de alta performance, que exercitam e incentivam a busca do saber-fazer reflexivo.


"R
eiteramos o agradecimento por cada participação, sabendo-se dos positivos impactos que competições do conhecimento causam na cognição humana, e clamamos por ainda mais numerosas participações do nosso alunado em outras edições olímpicas", disse o professor Antônio Márcio

“O aprofundamento da capacidade racional humana de resolver problemas do dia a dia civilizacional, o avanço da ciência e, por conseguinte, a melhoria das condições socioeconômicas de um povo passam por uma preponderante preparação educacional de sua juventude. E, bem nesse contexto, toda uma estrutura montada para que estudantes sejam introduzidos ao meio técnico-científico, de fato, envolve a participação de tais atores nos incríveis desafios impostos por uma olimpíada de Matemática - afinal, nesta ciência, com efeito, temos a base para a geração de incontáveis tecnologias da presente era”, disse o professor.


Tamires Santos, estudante surda, foi uma das representantes do Campus Floresta na competição

Para os alunos a participação na OBMEP sempre representa uma experiência proveitosa mesmo quando se deparam com questões que exigem bastante raciocínio. Para os estudantes Ataíde Nogueira, que tem baixa visão, e Tamires Santos, estudante surda, participar da OBMEP também foi um momento de voltar presencialmente ao Campus Floresta, tomando-se todas as medidas sanitárias exigidas pela situação de pandemia, e de serem acolhidos pela equipe de terceirizados, professores e gestores para garantir a situação mais favorável para a participação dos alunos do evento.   

"Foi uma experiência legal, pois a presença acadêmica é importante e acolhedora. E, a prova estava boa; não tive muita dificuldade para enxergar. Só que eram muitas folhas e, no meu conceito, poderiam até ser frete e verso. Retirando este ponto, gostei bastante e queria repetir a dose: ter o calor e o acolhimento no campus, a sensação do conforto como se fosse a sua própria casa!", afirmou Ataíde Nogueira.

Após participar da edição 2021 da OBMEP o aluno Ataíde aprovou a organização da prova, e sente-se estimulado a participar das próximas edições

O resultado dos classificados para 2ª fase da olimpíada já foi foi divulgado no último dia 19, e 34 discentes do Campus Floresta seguem na competição de conhecimento. Pare reforçar a preparação para a próxima etapa, prevista para ocorrer no mês de novembro, os professores Antônio Márcio, Gerivaldo Bezerra e Márcio Alexandre estão repassando aos alunos orientações especiais e treinamento intelectual em um grupo de Whatsapp, ainda estão previstas a realização de duas lives preparatórias a serem realizadas no Canal de You Tube do Campus, que ainda serão agendadas.

Confira abaixo a lista de estudantes classificados para a 2ª fase da OBMEP:

Ana Beatriz Novaes e Silva

Maria Clara Carvalho Valgueiro Leal

Kennedy Kauê de Souza Azevedo

Max Jockesi Barbosa Soares

Marielen Moreira Novais

Ana Grazielle da Silva Pereira Lopes

Maryana Xavier Siqueira de Moraes

José Mateus dos Santos

Júlia Beatriz Torres Monteiro

Joadson Lima Paiva Silva

Diôgo Alexandre Soares Novaes Silva

Suênya Ianny Farias Barros

Natally Marisa Santos Mendes de Lima

João Victor Santos Silva

Andrielly Larissa de Souza Pereira Silva

João José dos Santos Lopes

Lavínia Bedor Jardim Quirino

Grazielle Menezes Freire

Danielly Roanny Amaral Sá

Antônio Domingos Omena Carvalho Sá

Arthur Gabriel Barros Cassiano

Maria Clara de Sá Ferraz

Vívian Letícia Nascimento Silva

Guilherme Quirino Menezes Gama

Mariana Izabel Santos Souza

Larissa Vitória Da Silva Santos

Patrícia Cristina De Sá Menezes

Mateus da Silva Ferraz Lira

Laura Ferraz De Lima Novaes Menezes

Keliane Maria da Silva Souza

Luis Eduardo de Sá Souza

Victor Cristo Gomes Vitório Siqueira

Graciany Maria da Silva

Layane Valquíria da Silva Santos

 

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2797 / (87) 3877-2708