Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Aluna egressa do curso de Gestão da Tecnologia da Informação apresenta TCC em Congresso e tem artigo selecionado para publicação em revista científica Qualis B3 

A aluna egressa do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, Maria Joseliza Cahú, representou o IFSertãoPE Campus Floresta, no último dia 30, no I Congresso de Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho, realizado pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá – UNIFAMMA, de Maringá-PR, com apresentação do artigo “O uso de recursos de tecnologia da informação para potencializar o trabalho dos promotores de vendas”.


A apresentação do artigo foi realizada on-line na noite do dia 30 de junho

O artigo apresentado foi fruto do trabalho de conclusão de curso, de mesmo título, realizado pela estudante sob orientação do professor Cavalcante Júnior, como requisito para finalização do curso superior no Campus Floresta. “Devido a qualidade e relevância do trabalho, sugeri que ela submetesse o trabalho em algum evento. É muito prazeroso ver que o estudo ultrapassou os muros da instituição e será compartilhado universalmente. Isso mostra o potencial de nossos egressos e nos motiva e elevar continuamente a qualidade das pesquisas, objetivando publicação nos mais renomados eventos e periódicos”, disse o orientador.


"É de fundamental relevância que nossos alunos participem de eventos e levem seus trabalhos para outras instituições e estados, pois, além de divulgar seu estudo, os feedbaks são excelentes fontes para enriquecer o conhecimento", disse o orientador Cavalcante Júnior.

A aluna egressa conta que escolheu o tema do trabalho objetivando unir a experiência do trabalho como coordenadora de equipe de promotores de vendas em uma distribuidora de produtos, com os conhecimentos técnicos adquirido durante o curso; e assim estudar o uso de uma ferramenta tecnológica para que o gestor de trade marketing pudesse aprimorar o acompanhamento dos promotores de venda, fazendo com que o trabalho de merchandising no ponto de venda seja mais eficiente. “Eu nunca tinha submetido nenhum artigo em eventos acadêmicos, esse foi o primeiro, e foi muito boa a experiência, foi muito gratificante participar, gostei muito! Eu assisti outras palestras também foi uma troca de experiência bem legal. Além disso a banca avaliadora aprovou muito o trabalho sobre a questão de trazer a tecnologia para um trabalho braçal”.

O artigo apresentado por Joseliza foi, ainda, selecionado para publicação no periódico da instituição, a Revista UNIFAMMA, da área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, indexada e com Qualis/CAPES B3. “O sentimento de ver meu TCC resultar em participação em congresso e publicação em revista é de gratidão, estou muito feliz com isso, muito feliz pelo meu orientador Júnior ter apostado também no tema, ter apostado em me orientar e ter feito isso com muita maestria, eu não imaginava que tomaria uma proporção dessa. Acho que o motivo pelo qual o artigo foi aceito para publicação na revista foi pelo tema ser diferente e linkar o varejo com tecnologia da informação, foi um tema que fugiu do que se normalmente se faz em artigos de tecnologia da informação, sei que eu tô muito feliz com isso”, afirmou a aluna egressa.


"Eu costumo dizer que todo mundo que entra no IF sai de lá muito maior, por que o IF proporciona experiências e conhecimento"

E quando perguntada sobre a importância de ter finalizado o curso de Gestão da Tecnologia da Informação no IFSertãoPE Campus Floresta, Maria Joseliza se diz feliz pelas conquistas e aprendizado que obteve na instituição. 

“Eu costumo dizer que se eu soubesse que GTI era muito bom eu teria feito antes. É um curso maravilhoso e eu consegui dentro do curso não só aprender sobre a área de TI mas, também sobre a área de gestão que é muito importante, e eu indico sim o curso de GTI, eu indico o Campus Floresta que tá de parabéns pois nós temos grandes professores, grandes educadores aqui, eu gostaria que fosse muito mais valorizado e que as pessoas pudessem enxergar a importância de ter um instituto federal na nossa cidade, que é muito, muito bom", afirmou Maria Joseliza

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2797 / (87) 3877-2708